nov 08

Carros voadores fazem corrida de arrancada na Austrália; veja o vídeo

A startup australiana Alauda Racing iniciou oficialmente uma competição de arrancadas com o Airspeeder, seu modelo de carro elétrico voador. A corrida foi realizada em um deserto da Austrália e envolveu duas equipes. Segundo a empresa, essa será a primeira de muitas competições do tipo.

Na corrida de arrancadas, os carros voadores elétricos, do modelo Airspeeder Mk3, aceleraram por um traçado pré-determinado desenhado no deserto. Toda a competição foi filmada e colocada na conta oficial da empresa no YouTube, e você pode ver o vídeo aqui em baixo.

Durante a corrida, os carros voadores atingiram velocidades de mais de 150 quilômetros por hora. Os veículos não foram tripulados, por questões de segurança. Com isso, o controle foi feito por pilotos que estavam no solo.

Futuro do automobilismo?

Porém, a Alauda Racing pretende organizar corridas com carros voadores pilotados por humanos já em um futuro próximo. Para a empresa, esse pode ser o futuro do automobilismo.

Com o sucesso da primeira corrida, agora a Alauda Racing pretende organizar um torneio inteiro chamado EXA, que deve colocar várias equipes disputando umas contra as outras. A empresa, inclusive, já divulgou um teaser do evento que está por vir.

Carro tripulado

Em paralelo, a empresa trabalha para desenvolver o Mk4, que deve ser seu primeiro carro voador de corrida pilotado por humanos, que deve chegar já em 2022. O modelo deve ser capaz de acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 2,3 segundos, pesando apenas 100 quilos.

Para garantir a integridade dos humanos, a Alauda Racing busca usar o LiDAR e outras tecnologias de radar para criar “campos de força virtuais” ao redor de cada um dos carros. A tecnologia pode fazer com que os carros se aproximem do que é o automobilismo em terra firme.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/11/08/carros-e-tecnologia/carros-voadores-fazem-corrida-de-arrancada-na-australia-veja-o-video/