dez 29

Canon registra patente de câmera ‘gimbal’ com lentes intercambiáveis

Uma patente registrada pela Canon mostra que a empresa pode estar desenvolvendo um modelo de câmera portátil com lentes intercambiáveis no estilo “gimbal”, dispositivos com estabilização integrada para smartphones e DSLRs.

O documento descoberto pelo site Canon News mostra um equipamento adaptado para uso com uma mão e recursos que facilitam a gravação de vlogs, como um mecanismo de giro que permite à câmera ficar na posição de selfie. Visualmente, o aparelho lembra muito os modelos da DJI, uma das referências no assunto.

No entanto, dois pontos diferenciam o conceito da Canon. O primeiro é a já mencionada possibilidade de trocar as lentes graças a um encaixe para montagem do tipo RF, o mesmo que vemos em alguns modelos mirrorless da fabricante. O segundo é que, apesar do design, não há referência direta a um gimbal embutido na câmera.

Lente pode ser rotacionada para a posição de selfie. Crédito: Canon/Divulgação

Este ponto não chega a ser uma desvantagem para o produto já que o acervo de lentes do tipo RF com estabilização própria é amplo. O preço, contudo, é um quesito que pode afastar o consumidor médio. Já quem busca um visual cinematográfico em suas produções poderá se beneficiar da versatilidade das full-frames.

 É possível ver nos desenhos que o equipamento, considerado pela Canon uma ILC (interchangeable lens camera), dispõe de uma tela fixa, algo que não chega a prejudicar, já que a mobilidade da lente permite o uso sem necessidade de “contorcionismos”. Vemos também uma sapata acima do encaixe para lentes para acoplar microfones, luzes e outros acessórios.

Na parte da frente, dois itens se assemelham a pequenos joysticks, enquanto um retângulo na parte de cima pode ser uma área tátil que remete aos touch pads dos controles de PlayStation 4. Um gatilho fica localizado no verso, algo visto frequentemente em estabilizadores portáteis.

Foram encontradas cinco patentes diferentes da Canon relacionadas ao projeto de câmera “gimbal”, o que não significa que ele chegará de fato aos consumidores. Apesar disso, o projeto coloca em pauta novas ideias que podem movimentar o mercado.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2020/12/29/noticias/canon-registra-patente-de-camera-gimbal-com-lentes-intercambiaveis/