Campeãs internacionais em luta pelo 5G: China com Huawei, Apple representa EUA e Samsung do lado da Coreia

É difícil imaginar hoje a existência da Apple sem as tecnologias de internet e GPS que foram desenvolvidas pelo Governo americano. Na China a gigante Huawei recebeu bilionários subsídios e emprestamos do governo chines. Podemos até dizer que hoje a tecnologia 5G se deve em grande medida a avanços produzidos na China. Na Coreia do General Park, Em 1969, o governo prmulgou a Lei de Promoção da Indústria de Produtos Eletrônicos e divulgou um ambicioso Plano de Promoção a Longo Prazo da Indústria. Criou também um Fundo de Promoção da Indústria de Produtos Eletrônicos, que oferecia financiamento preferenciais para a obtenção de economias de escala, assim como criou auxílios para o desenvolvimento e a melhoria dos sistemas públicos de apoio à padronização e à P&D. O governo também selecionou 99 produtos para serem promovidos , oferecendo financiamentos preferenciais e outros incentivos para os fabricantes. O Presidente Park queria transformar a indústria de produtos eletrônicos em ramo líder das exportações. Nesse período, duas empresas se destacaram com essas políticas: a primeira foi a LG. E a segunda empresa beneficiada foi a Samsung.

Em 2020 a Samsung Electronics Co., deve ficar em terceiro lugar em termos de produção mundial de smartphones 5G (estimada em 29 milhões de unidades). A Huawei, da China, deve liderar a produção de smartphones 5G este ano, com 74 milhões de unidades, seguida pela Apple, com 70 milhões de unidades em 2020. É importante considerar que a Samsung já vem construindo uma estratégia para ganhar mercado no mercado mundial, diante dos boicotes que a Huawei tem enfrentado. A empresa tem tentado fechar acordos lucrativos de fornecimento de seus equipamentos de rede 5G nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outros países avançados, já que nos últimos dias outras nações europeias tem apresentado indícios de que vai aderir à proibição dos produtos e equipamentos da Huawei. ACoreia do Sul foi o primeiro país a ter sua própria rede 5G em larga escala e o país já transformou essa vantagem em uma liderança sobre outros países no que diz respeito à adoção do 5G, ver o gráfico. A previsão de que quase 60% dos celulares coreanos funcionem dentro desse padrão até 2025, seguidos pelos EUA (50%), Japão (49%) e China (28%). Essa a verdadeira história dessa tecnologia que veio para ficar!

FONTE: https://www.paulogala.com.br/campeas-internacionais-em-luta-pelo-5g-china-com-huawei-apple-representa-eua-e-samsung-do-lado-da-coreia/