Caminhão autônomo usa robô e IA para descarregar mercadorias

Caminhão elétrico futurista já transporta produtos entre uma fábrica e um armazém nos EUA.

A empresa sueca Einride apresentou em 2017 a sua visão para o futuro do transporte de mercadorias com o T-pod, seu caminhão elétrico e autônomo.

O veículo conseguiu a aprovação da NHTSA em 2022, o órgão americano de segurança no trânsito, para uso em vias públicas. As operações diárias, inclusive já começaram na cidade de Selmer, no Tennessee (EUA).

O caminhão elétrico futurista transporta produtos entre uma fábrica e um armazém da empresa parceira GE Appliances. São sete viagens por dia sem motorista a bordo, diz a GE.

Uma combinação de câmeras alimentadas por IA e robô de carregamento autônomo permite atracar e carregar o veículo sem nenhum operador humano por perto. Após carregado, o T-pod segue até o armazém para descarga. Cada viagem é monitorizada por um operador remoto.

“Na Einride acreditamos na autonomia liderada por humanos, o que significa que sempre temos um humano no circuito de nossas operações autônomas como um operador remoto”, explica a Einride.  “Embora (o T-pod) seja projetado para atuar de forma autônoma, nossos operadores ajudam a tornar o veículo escalonável, seguro e garantir eficiência em todos os momentos”.

“Esta implementação em Selmer está nos ajudando a reduzir emissões”, diz a GE Appliances. Segundo a parceira da Einride, a iniciativa permite que os funcionários se concentrem em outras tarefas, além de reduzir o tráfego e “criar um ambiente de trabalho mais seguro”, já que elimina a necessidade de subir e descer de empilhadeiras ou enganchar e desenganchar reboques.

“Acreditamos que a robótica e a tecnologia de automação devem funcionar com e para as pessoas melhorarem seus empregos”, afirma o Diretor Sênior de Materiais Centrais da GE Appliances, Harry Chase.

FONTE:

https://olhardigital.com.br/2023/11/16/carros-e-tecnologia/caminhao-autonomo-usa-robo-e-ia-para-descarregar-mercadorias/