Café? Restaurante? GM lança painel digital que permite motoristas fazerem pedidos à distância

Sistema, implementado nesta terça-feira, é pioneiro na indústria automotiva

Novo painel digital da GM – Divulgação

RIO – Ficar parado em uma fila de drive through virou coisa do passado. A partir desta terça-feira, a General Motors lança um novo recurso digital, que permite ao usuário realizar pedidos com a ponta dos dedos. Chamado “Marketplace”, o painel digital para automóveis será instalado em modelos 2017 e 2018 da empresa, e permitirá que motoristas encontrem cafés, postos de gasolina, estacionamentos próximos, ou até mesmo realizem reservas de restaurantes.

O sistema conecta motoristas a fornecedores, como Starbucks, Dunkin ‘Donuts e Priceline para fazer os pedidos para viagem ou reservas.

— Em média, o americano gasta 46 minutos por dia na estrada. Queremos tornar este tempo mais produtivo, agradável e seguro — diz Santiago Chamorro, vice-presidente da Experiência Global do Cliente Conectado da GM, em Detroit.

A iniciativa de adicionar recursos de varejo sob demanda a veículos pessoais acontece no momento em que a GM tenta se estabelecer como um forte ator de tecnologia no cenário de mudança de mobilidade em mudança.

À medida em que a montadora se especializa na produção de carros elétricos e autônomos, a empresa quer também atender às necessidades de carros cada vez mais conectados: segundo a a fabricante, a “Marketplace” é a primeira plataforma de comércio sob demanda da indústria automotiva.

O sistema é oferecido para uso durante durante a condução do carro e é limitado a cerca de uma dúzia de vendedores. Mesmo assim, a montadora quer adicionar outras marcas e funcionalidades, à medida que expande o serviço. As ofertas atuais incluem reservas de mesas, encomenda de pratos para lervar e pré-pedidos de cafés. Os motoristas também podem usar Priceline para encontrar quartos de hotel, mas eles ainda precisam usar seu telefone para completar a reserva.

O serviço também permite que os motoristas localizem postos de gasolina mais próximos da Shell ou da Exxon Mobil, embora o pagamento no local para abastecer ainda não esteja disponível.

FONTE: O GLOBO