set 28

Cabo submarino do Facebook se tornará o mais longo do mundo

O cabo submarino 2Africa, financiado pelo Facebook e empresas parceiras, deve se tornar o mais longo do mundo quando com uma extensão. Em um anúncio, a rede social disse que um novo segmento, que ligará África, Europa e Ásia, vai ser adicionado.

O objetivo do cabo 2Africa é fornecer internet para países da África e ainda conectar o continente com outras partes do mundo. Inicialmente, o projeto contava com o 37 mil km. No entanto, no mês passado, o consórcio anunciou que o cabo iria ainda ter mais mais quatro filiais nas Ilhas Seychelles, Ilhas Comores, Angola e Nigéria, aumentando seu comprimento para 45 mil km. Com a nova extensão, ele vai ter seu comprimento aplicado ainda mais.

As mudanças vão fazer o cabo submarino do Facebook sair da África e se ligar com: Índia (Mumbai), Paquistão (Karachi), Omã (Salalah e Barakah), Emirados Árabes Unidos (Kalba e Abu Dhabi), Catar (Doha), Bahrain (Manamah), Iraque (AlFaw), Kuwait (Kuwait) e na Arábia Saudita (Khobar).

Cabo submarino 2Africa (Imagem: Divulgação – Facebook)

Cabo submarino do Facebook

Segundo Kevin Salvadori, vice-presidente de infraestrutura de rede da rede social, enquanto o projeto original precisa conexão com a internet para 1,2 bilhão de pessoas, as extensões vão permitir que mais de 3 bilhões sejam beneficiadas com a conexão.

“Os últimos 18 meses destacaram a importância da conectividade, já que bilhões de pessoas em todo o mundo dependem da Internet para trabalhar, frequentar a escola e se manter conectadas às pessoas de quem gostam. Continuamos a investir em cabos submarinos na África e além, como comunidades e empresas prosperam quando há uma Internet amplamente acessível”, disse.

Nos países onde o cabo 2Africa aterrará, os provedores de serviços locais serão capacitados com data centers de acesso aberto, “e de forma justa e equitativa”, segundo a rede social. A ideia é apoiar o do ecossistema de Internet, facilitando a acessibilidade para empresas e consumidores.

A expectativa é que o cabo submarino do Facebook comece suas operações com novos trechos entre 2023 e 2024.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/09/28/internet-e-redes-sociais/cabo-submarino-do-facebook-se-tornara-o-mais-longo-do-mundo/