Cabo de fibra óptica subfluvial começa a funcionar entre o Pará e o Amapá

O cabo da Infovia 00 foi entregue na última sexta-feira (14), como parte do programa Norte Conectado, integrante das ações do Programa Amazônia Integrada Sustentável. Esse primeiro cabo de fibra óptica subfluvial vai conectar Macapá, capital do Amapá, a Santarém, no Pará, e tem 770 quilômetros de extensão.

O cabo de fibra óptica subfluvial passa pelas cidades paraenses Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. Até o dia 31 de janeiro, toda a rede principal da Infovia 00 deve ter a implantação concluída. O programa é coordenado pelo Ministério das Comunicações.

A internet de alta velocidade deve contemplar cerca de um milhão de moradores dos dois estados, principalmente para populações ribeirinhas e de pescadores artesanais. Os cabos de fibra óptica foram instalados nos leitos dos rios, oferecendo uma velocidade de conexão quase mil vezes superior à banda larga doméstica.

As redes metropolitanas vão distribuir o sinal da fibra óptica em cada município para organizações, entre elas instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário. Essas devem ser entregues até março deste ano.

A ideia de oferecer a internet para populações da Amazônia através do cabeamento no leito dos rios foi tomada para reduzir impactos ambientais. Afinal, uma rede comum, enterrada ou por postes, poderia provocar a derrubada de árvores.

O Rio Amazonas é um dos que vai receber as infovias. Imagem: Curioso.Photography/Shutterstock

No total, estão previstas a construção de oito infovias de cabos de fibra óptica subfluvial na região. Eles vão somar quase 12 mil quilômetros de extensão, passando pelos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco.

A estrutura, produzida na Alemanha, tem previsão de vida útil de 25 anos. Os cabos são revestidos com aço e camadas de proteção e estão armazenados em dois carreteis e pesam quase uma tonelada. O projeto da Infovia 00 teve um investimento de R$ 94 milhões.

FONTE:https://olhardigital.com.br/2022/01/17/pro/cabo-de-fibra-optica-subfluvial-comeca-a-funcionar-entre-o-para-e-o-amapa/