jun 11

C6 Bank, Neon e Nubank têm cartão contactless para débito e crédito

O cartão contactless ainda é pouco utilizado aqui no Brasil. Entretanto, ele possui vários benefícios, como menos desgaste no cartão e a agilidade na hora de pagar. Neste momento, três bancos digitais estão disponibilizando essa tecnologia aos seus clientes: C6 Bank, Neon e Nubank.

O que é um cartão contactless

Os cartões contactless possuem um chip que pode ser lido pelas máquinas que possuem o símbolo da tecnologia NFC. Tudo isso sem precisar tirar o cartão de débito ou de crédito do bolso.

Como o custo na produção de um cartão contactless é maior que um convencional, as instituições financeiras estão satisfeitas com algumas plataformas que disponibilizam o pagamento por aproximação, como o Google Pay, o Samsung Pay e o Apple Pay.

Quais são os bancos que utilizam

Dentre os bancos tradicionais que disponibilizam essa tecnologia, estão o Banco Bradesco, Banco Original e Safra. Contudo, a funcionalidade há pouco tempo atrás era restrita a clientes com alto poder aquisitivo, e na maioria das vezes exclusiva aos cartões MarterCard Black e VISA Infinite, justamente pelo preço envolvido.

Com o Nubank, tudo mudou e foi o primeiro entre os bancos digitais a oferecer o cartão contactless. O C6 Bank também começou a liberar as contas C6 Beta Tester e enviou cartão contactless aos seus clientes.

Agora, o Neon também lança neste mês de junho o seu primeiro cartão contactless tanto para débito e crédito. Os novos cartões deverão ser emitidos para todos os seus novos clientes da conta digital Neon a partir de junho.

É seguro usar um cartão contactless?

Até o momento ainda não existem relatos de golpes utilizando a tecnologia, mas o risco existe, ainda mais porque não é exigida senha nas compras até R$ 50, e bastaria aproximar o cartão de uma maquininha. Muita gente não gosta, e gostaria que a funcionalidade fosse desabilitada nos cartões. Aqui no nosso site, já publicamos um artigo que fala sobre a segurança na utilização deste cartão. Inclusive você pode conferi-lo aqui neste link.

O Nubank até o momento ainda não possibilita que a tecnologia seja desativada.

FONTE: SEU CRÉDITO DIGITAL