Brasileiros se preparam para lançar projeto pioneiro no espaço com a NASA

Os brasileiros andam se destacando no cenário internacional. Após um grupo receber uma bolsa da Apple por seus projetos na App Store, agora dois deles são premiados pela NASA com a oportunidade de colocarem o seu projeto em ação no espaço.

Os autores tem apenas 12 e 13 anos de idade, e são do Colégio Dante Alighieri e da Escola Municipal Perimetral, de São Paulo. O chamado Cimento Espacial visa comprovar a teoria de que a microgravidade não afetaria o processo de um composto envolvendo água, cimento, e plástico, fazendo com que o produto final dessa mistura seja o mesmo obtido sob condições aqui na Terra.

Para isso, dois tubos serão confeccionados: ambos terão uma subdivisão, onde na primeira parte haverá água, e na segunda o cimento com o plástico de cana de açúcar. Um deles será enviado na sexta-feira (29) para a Estação Especial Internacional, onde um astronauta promoverá a mistura do composto, que então permanecerá no espaço por quatro semanas.

Estudantes que integram o projeto e o orientador Tiago Bodê

Aqui na Terra o procedimento será o mesmo, com o tubo terrestre sendo chacoalhado no mesmo período, e então após o período de um mês serão conferidos os resultados.

Amanhã (28) uma das estudantes estará em Washington para apresentar o projeto. Ela com amigos e as instituições brasileiras envolvidas desembolsaram aproximadamente R$ 20 mil para a viagem, vez que apesar de contar com o apoio da NASA para colocar no espaço suas ideias, o grupo aparentemente não contou com aportes financeiros da agência espacial.

Caso a microgravidade espacial não mude o produto final obtido a partir da mistura, isso abrirá novas portas para a NASA explorar construções fora do planeta, colocando a pesquisa brasileira dos paulistas como um divisor de águas.

FONTE:  TUDO CELULAR