ago 24

Brasileiros criam mini usina hidrelétrica capaz de abastecer residência

A Hidreo Mini, mini usina hidrelétrica criada por engenheiros curitibanos, já está à venda.

Em 2018, dois engenheiros mecânicos de Curitiba se aproveitaram suas habilidades e seus conhecimentos sobre a capacidade hídrica do Brasil e desenvolveram sistemas de geração de energia hidráulica (confira aqui). Juntos, Felipe Wotecoski e Juliano Rataiczyk criaram a Hidreo, startup que desenvolve tecnologias para microgeração de energia.

A dupla já desenvolveu diversos equipamentos que utilizam o desnível e a água para gerar energia de forma barata e acessível. Recentemente, lançaram no mercado a Hidreo Mini, equipamento que é capaz de abastecer até mesmo uma residência média ou diminuir drasticamente a conta de energia elétrica.

A Hidreo Mini é equipamento de pequenas dimensões, capaz de gerar energia a partir de pontos com uma disponibilidade de água relativamente baixa, como riachos, córregos, rios menores ou até mesmo pontos de descarte de água.

A mini usina hidráulica funciona a partir de desníveis de 10 a 20 metros de altura, e necessita de pouco fluxo de água para funcionar. 

Hidreo Mini

A energia é gerada em um sistema off grid, ou seja, de forma totalmente independente da concessionária de energia, sendo bastante útil para locais remotos, como sítios e fazendas em locais montanhosos que sofrem com a falta ou com a instabilidade de uma rede elétrica de qualidade.

Como funciona a mini usina hidrelétrica?

A água é captada no nível superior de um terreno e, através de tubos simples, ela é levada para o nível inferior onde está localizado o equipamento. Uma vez dentro da Hidreo Mini, a água faz a pequena turbina do equipamento girar. O movimento de rotação da turbina ativa um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica. Na saída da máquina existe uma conexão elétrica. Os cabos são então conectados a um controlador de carga e ligados a um sistema de baterias chumbo-ácido. Com esse mecanismo, a micro central pode gerar energia de forma ininterrupta,  24 horas por dia , sem parar.

Mini usina hidrelétrica

A Hidreo Mini tem capacidade de gerar até 220 Kilowatts/hora por mês. Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer uma casa média com todos seus eletrodomésticos, a depender do sistema de bateria utilizado.

O sistema da Hidreo Mini não gera praticamente nenhum impacto ambiental, é de fácil instalação e possui baixo investimento. “É o menor preço possível para essa quantidade de energia gerada [220 Kilowatts/hora] principalmente se comparado com outras alternativas como a energia solar, que por ser menos instável, exige um investimento muito maior com um banco de baterias”, disse Felipe Wotecoski, CEO e cofundador da Hidreo.

A Hidreo Mini já está à venda no site da empresa por R$ 5.999,00.

FONTE:

Brasileiros criam mini usina hidrelétrica capaz de abastecer residência