nov 12

Brasil se torna um grande canteiro de obras verde; são 84 parques eólicos em fase de projetos e 21 em construção, além de usinas solares que alavancaram o país entre as nações com maior capacidade de geração solar!

Mercado de energia renovável aquece setor de gerenciamento de obras. A chamada engenharia de proprietário surge como catalizador de expertise técnica no sucesso de desenvolvimento desse mercado

O aquecimento do mercado de energia renovável tem transformado o Brasil num grande canteiro de obras verde. São 84 parques eólicos em fase de projetos e 21 em construção, além do incremento de usinas solares que alçaram o país a 14ª posição entre as nações com maior capacidade de geração solar.

Por trás desse “boom”, está uma transformação no conceito dos canteiros de obras, com o crescimento do papel da engenharia de proprietário.

A função surge da necessidade de se alcançar o máximo de eficiência, no uso intensivo da tecnologia, sem deixar de lado as responsabilidades ambientais e sociais, mesmo em projetos localizados fora dos grandes centros e com uma grande dificuldade logística.

Dessa forma, os escritórios de engenharia, especialistas em diferentes fases de obras, assumiram todo escopo de desenvolvimento do projeto, incluindo a compra dos equipamentos e de materiais da obra, além do acompanhamento do processo de construção, atuando, literalmente como se fossem os olhos do dono.

Trata-se de uma atividade de gerenciamento dentro da engenharia da construção, que se molda com facilidade a todo o tipo de empreendimento. E com o desenvolvimento da tecnologia e crescentes objetivos ambientais, as metodologias de trabalho tornam-se cada vez mais rigorosas e atentas.

Para o sócio fundador da afaplan, Gonçalo Sousa Soares, “trata-se de uma atividade que exige disciplina, além de uma equipe bem treinada e com avançados conhecimentos técnico e tecnológico, para garantir excelência em cada fase da obra”, disse Gonçalo Soares, CEO da afaplan.

Neste tipo de engenharia, a revisão do projeto é uma atividade que agrega uma mais-valia

Segundo o empresário, “neste tipo de engenharia, a revisão do projeto, por exemplo, é uma atividade que agrega uma mais-valia importante para o empreendimento, pois nesta fase detectam-se problemas que se resolvem de forma rápida e econômica, mas que se não forem ajustados vão provocar custos elevados durante a fase de construção”.

Com mais de 35 anos no mercado e experiência de quem gerenciou obra em 14 países, a afaplan é uma das principais referências mundiais nesse segmento. A empresa criou há sete anos uma área exclusiva para projetos de energias renováveis e hoje colhe os frutos dessa estratégia: já são 16 GW em projetos entregues pelo mundo, sendo a recordista no Brasil, com a marca de 10GW desenvolvidos. Além disso, ainda é responsável pela engenharia do proprietário em outras 14 obras de energia renovável em execução no País.

FONTE: https://clickpetroleoegas.com.br/brasil-se-torna-um-grande-canteiro-de-obras-verde-sao-84-parques-eolicos-em-construcao-alem-de-usinas-solares-que-alavancou-o-pais-entre-as-nacoes-com-maior-capacidade-de-geracao-solar/?fbclid=IwAR0fwtg09lTkpYgXES6c8sYKcs5XyOVqWyVUfUGnpkwGa7PIMiIws5wunQU