Brasil e Argentina fecham parceria em pesquisa agropecuária

Dentre as principais áreas de pesquisa estão biotecnologia, agricultura digital, aquicultura, sistemas integrados de produção e apoio a tecnologias relacionadas à pequena agricultura

A Embrapa e o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina (Inta) fortaleceram a parceria bilateral entre os dois países no setor de pesquisa agropecuária em reunião nesta semana. Conforme comunicado da Embrapa divulgado na quinta-feira, 13, no encontro foram debatidas a retomada de projetos que poderão ser desenvolvidos em cooperação e a troca de conhecimentos em áreas de interesse para os países. Dentre as principais estão biotecnologia, agricultura digital, aquicultura, sistemas integrados de produção e apoio a tecnologias relacionadas à pequena agricultura.

A presidente do Inta, Susana Mirassou, visitou a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para conhecer o trabalho de preservação de recursos genéticos vegetal, animal e de micro-organismos. Depois, seguiram para a Embrapa Hortaliças, para conhecer as pesquisas desenvolvidas na unidade e identificar temas e áreas que possam ser trabalhados em cooperação. Também estiveram presentes técnicos e pesquisadores do Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa).

Em nota publicada nesta sexta-feira, 14, o Ministério da Agricultura argentino informou que a missão conjunta entre Inta e o Senasa permite promover a reanálise da coordenação entre Brasil e Argentina, trazendo avanços no intercâmbio tecnológico e sanitário. Segundo o comunicado, Mirassou reforçou que a renovação da parceria entre os países ocorre por causa de “experiências frutíferas, tanto na agricultura familiar e extensiva como em programas contra a pobreza”.

FONTE: ÉPOCA