Brasil alcançou a marca de 15 gigawatts em geração própria de energia elétrica

Resultado, puxado pela energia solar, conta também com a evolução de fontes complementares, como o biogás, a biomassa, a energia eólica.

O Brasil alcançou a marca de 15 gigawatts (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica, também chamada de Geração Distribuída (GD). O resultado, puxado pela energia solar, conta também com a evolução de fontes complementares, como o biogás, a biomassa, a energia eólica, a energia movida a potencial hidráulico e a cogeração a gás natural.

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, diz que GD vem crescendo cada vez mais rápido e se consolidou em 2022 como uma alternativa acessível para geração de energia limpa e renovável, conforme prevíamos antes mesmo de o ano começar. Prova disso é que temos batido novos recordes quase que mensalmente. Para chegar aos 14 GW, em outubro passado, foram necessários 38 dias, o que foi um recorde para o setor. Agora, para os 15 GW, foram necessários somente 25 dias, batendo com folga o recorde alcançado no último mês.

Conforme os dados divulgados pela ABGD, aA geração própria de energia ajudou a colocar a fonte solar na terceira posição da matriz elétrica nacional: cerca de 2/3 da potência dessa fonte vem da geração distribuída, em telhados ou projetos de minigeração, contra 1/3 de geração centralizada (as fazendas solares de grande porte). Até o final do ano, a expectativa é de que a GD cresça mais 1,5 GW de capacidade na fonte solar, empurrando-a para o segundo lugar na matriz. Projetos de geração de energia para consumo próprio a partir do biogás ou da biomassa também vêm crescendo e apresentam grande potencial – especialmente no interior do Brasil.

Entre os mais de 1,8 milhão de consumidores beneficiados, a maioria (47,9%) dos projetos são do grupo residencial, seguido pelo consumo comercial (29,6%), rural (14,2%) e industrial (7%). Com os atuais 15 GW de potência instalada, a geração distribuída tem capacidade suficiente para abastecer aproximadamente 7,5 milhões de residências, ou 30 milhões de pessoas.

FONTE: https://www.agrolink.com.br/noticias/brasil-alcancou-a-marca-de-15-gigawatts-em-geracao-propria-de-energia-eletrica_472605.html