Bradesco testa inteligência artificial no WhatsApp como canal de atendimento ao cliente

O WhatsApp Businesse chegou ao Brasil no começo deste ano, e já atraiu a atenção dos bancos. O Banco do Brasil já anunciou que pretende utilizar o mensageiro como opção de canal de atendimento para seus clientes em breve. A ferramenta serve como opção extra de suporte aos correntistas, com a vantagem de estar em um aplicativo presente no dia a dia dos usuários.

Agora, um dos maiores bancos privados do país, o Bradesco, comunicou que já está utilizando a inteligência artificial para dar suporte a alguns clientes selecionados pelo WhatsApp. Por enquanto, o sistema ainda está em fase de testes, mas a empresa espera ampliar o serviço ainda no primeiro semestre de 2018.

A ferramenta, que utiliza a plataforma de IA do próprio Bradesco, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), está disponível para correntistas de agências físicas, virtuais e também para clientes do Next, o banco virtual da companhia.

A ideia é que a ferramenta possibilite ao usuário conversar diretamente com o gerente, segundo o banco. Transações financeiras não estão permitidas, ao menos nesse primeiro momento. Em nota, o diretor executivo de pesquisa e inovação do Bradesco, Luca Cavalcanti, explicou o motivo da escolha do WhatsApp como mais um canal de atendimento ao cliente.

 É fato que o WhatsApp faz parte do dia a dia de muita gente e é a maior plataforma de mensageria do mundo, com uma penetração altíssima no Brasil. Sabemos que quem escolhe o canal de relacionamento com o Banco é o próprio cliente e acreditamos que grande parte deles, após receber o convite do gerente, vai optar por se relacionar também através do aplicativo.

Para participar, infelizmente, só tem uma maneira: receber um convite do seu gerente para adicionar o contato do Bradesco em seus contatos. A partir daí, você pode conversar com a assistente virtual BIA e resolver alguns assuntos.

FONTE: TECH TUDO