Bosch e Daimler anunciam testes de estacionamento com valet autônomo

As manobras são realizadas graças à uma infraestrutura de sensores que envia informações para o sistema do veículo

Bosch e a Daimler se uniram para desenvolver um serviço de valet autônomo para estacionamentos. As empresas conseguiram aprovação das autoridades de Baden-Württemberg, estado da Alemanha, para testar a tecnologia no estacionamento do Museu da Mercedes, marca que pertence ao grupo Daimler, na cidade de Stuttgart. O conceito está sendo desenvolvido pelas companhias desde 2015.

 Para acionar o serviço, basta dirigir até a entrada do estacionamento, sair do carro e acionar a opção “Park” em um aplicativo. Automaticamente, o carro acende algumas luzes e se desloca sozinho para uma vaga, sem o apoio de manobristas. Para buscar o veículo, é preciso voltar ao local e acessar a opção “Pick-up” e aguardar a chegada do carro.

As manobras são realizadas graças à uma infraestrutura de sensores que monitoram o ambiente e enviam as informações para um sistema do próprio veículo, que converte os dados em comandos para subir e descer rampas e se deslocar no estacionamento. Se os sensores detectam obstáculos, o veículo pára imediatamente.

A partir de agora, os carros de testes poderão circular no estacionamento a uma velocidade máxima de 10 km/h. Assim que for aprovada pelos reguladores, a tecnologia poderá ser integrada aos novos veículos da Mercedes. As empresas estão trabalhando para que o sistema seja compatível com outras marcas.

“Esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece um precedente para obter aprovação no futuro para o serviço de estacionamento em garagens em todo o mundo”, disse Dr. Michael Hafner, chefe de tecnologias de acionamento e direção automatizada da Daimler.

FONTE: STARTSE