Bola da Copa do Mundo tem mesma tecnologia do Bilhete Único

ADIDAS TELSTAR 18, BOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO DA RÚSSIA (FOTO: DIVULGAÇÃO/ADIDAS)

A bola Adidas Telstar 18, oficial da Copa do Mundo da Rússia, usa a tecnologia NFC para que fãs possam acessar conteúdo relacionado ao esporte

A Adidas Telstar 18, bola oficial da Copa do Mundo da Rússia, usa a mesma tecnologia presente no Bilhete Único, cartão de transporte público usado na cidade de São Paulo. A tecnologia é o NFC, sigla para Near Field Comunication, ou Comunicação por Aproximação de Campo.

Essa tecnologia permite que um smartphone, seja iPhone ou Android, se comunique com a bola, que ainda tem outros recursos modernos. Para isso, basta aproximar o smartphone e a bola—a tecnologia dispensa o uso de aplicativos especiais, por exemplo.

Criar a comunicação entre a bola e um celular permite que o usuário tenha acesso a  conteúdo especial. “A experiência oferece diferentes funcionalidades, como: informações exclusivas sobre o produto, conteúdo da Adidas Futebol, desafios exclusivos, entre outros”, explica a Adidas.

O conteúdo que pode ser acessado por meio do NFC muda ao longo do tempo, afirma a Adidas. A ideia é que a experiência não seja estática. A adição do chip não influencia em nada uma partida—a bola não tem forma ou peso diferente do normal.

A ideia de usar NFC para uma experiência mais tecnológica em materiais esportivos tem ganhado força. Recentemente, a Nike, concorrente direta da Adidas, colocou chips em algumas camisas de times de basquete da liga norte-americana, a NBA. A estratégia era similar, permitia que fãs do esporte acessassem informações e até playlists do serviço de streaming de músicas Spotify.

Além do Bilhete Único e de materiais esportivos, o NFC está mais perto do que você talvez saiba. Terminais de pagamento são, geralmente, equipados com a tecnologia. É ela que permite que serviços de pagamentos sem contato funcionem, como o Apple Pay ou Android Pay, que já estão disponíveis no Brasil.

FONTE: ÉPOCA