Boeing entrega poderosa plataforma de satélite para a Viasat

A Boeing entregou a plataforma de satélite mais poderosa que a empresa construiu até hoje, a 702MP+, uma espaçonave projetada sob medida para o provedor de rede Viasat.

“Trabalhando com a Boeing, estamos muito entusiasmados para concluir o ViaSat-3 Americas e nos aproximar um passo para fornecer velocidades mais altas, mais largura de banda e maior valor para nossos clientes em escala global, sejam eles em terra, no mar , ou no ar”, disse Dave Ryan, presidente da Space & Commercial Networks, Viasat.

“A inovação deste satélite nos permite novos níveis de flexibilidade para alocar capacidade dinamicamente aos mercados geográficos mais atraentes e engajados.”

Ao embarcar da fábrica da Boeing na Califórnia, o ViaSat-3 Americas voou para a Costa Espacial da Flórida, onde as equipes da Boeing e da Viasat apoiarão as operações de lançamento e missão enquanto a espaçonave se prepara para viajar para a órbita geoestacionária, a aproximadamente 22.000 milhas da Terra.

Uma vez em órbita, o ViaSat-3 Americas será o primeiro de três satélites 702MP+ a compor a constelação de satélites ViaSat-3 de capacidade ultra-alta, projetada para fornecer conectividade e cobertura globais acessíveis e de alta qualidade.

“Projetamos, construímos e entregamos a plataforma de satélite mais poderosa que já fornecemos a um cliente. O resultado é realmente uma maravilha da engenharia”, disse Michelle Parker, vice-presidente de Sistemas de Missão Espacial da Boeing Defense, Space & Security.

“Nós expandimos os limites de nosso projeto e os componentes da plataforma para exceder os exigentes requisitos de missão da Viasat, ao mesmo tempo em que garantimos o alinhamento com os padrões comprovados de qualificação e confiabilidade da Boeing.”

Com base no projeto de veículo 702 comprovado em voo que hospeda a constelação de satélite global de banda larga (WGS) do Departamento de Defesa dos EUA e mais de 40 outros satélites de alto desempenho, incluindo o ViaSat-2, o 702MP+ da Boeing apresenta propulsão totalmente elétrica pela primeira vez a bordo um 702MP, fornecendo impulso e eficiência mais sustentados.

A Boeing melhorou a estrutura da plataforma para suportar a grande carga útil da Viasat. A plataforma também acomoda os maiores painéis solares de satélites comerciais que a Spectrolab, subsidiária da Boeing, já produziu, juntamente com baterias e componentes eletrônicos de suporte, que geram bem mais de 30 kW de energia solar.

O satélite possui alguns dos maiores refletores já enviados ao espaço e será significativamente maior do que a maioria dos satélites geoestacionários, exigindo hardware e software altamente refinados e confiáveis ​​para manter o controle ideal do satélite. Além de projetar e fabricar a plataforma, a Boeing trabalhou com a Viasat para integrar a carga útil.

FONTE: https://www.aeroflap.com.br/boeing-entrega-poderosa-plataforma-de-satelite-para-a-viasat/