BoE diz que os bancos podem estar subestimando a ameaça fintech

Os bancos da Grã-Bretanha podem estar exagerando sua capacidade de impedir que as firmas “fintech” roubem clientes e consumam lucros, disse o Banco da Inglaterra (BoE) na terça-feira.

Os bancos da Grã-Bretanha podem estar exagerando sua capacidade de impedir que as firmas “fintech” roubem clientes e consumam lucros, disse o Banco da Inglaterra (BoE) na terça-feira. O BoE publicou os resultados do seu teste de estresse de 2017 de sete grandes bancos: HSBC, Barclays, Lloyds, RBS, Santander UK, Standard Chartered e Nationwide. Pela primeira vez, incluiu um cenário “exploratório” sobre como os credores lidariam com uma recessão de sete anos e a concorrência de empresas de tecnologia financeira – ou fintas. Fintechs oferece serviços de pagamento e agrega diferentes contas e saldos bancários através de aplicativos de smartphones. As novas regras da União Européia a partir de janeiro facilitarão a concorrência com os bancos. A Fintech está criando oportunidades para clientes e empresas, disse o governador da BoE, Mark Carney. “No processo, no entanto, também pode ter consequências profundas para os modelos de negócios dos bancos estabelecidos”, disse Carney em entrevista coletiva.

O BoE disse que os bancos testados concluíram que poderiam lidar com um crescimento prolongado e uma competição fintech sem fazer grandes mudanças nos modelos de negócios ou assumir mais riscos. O surgimento do fintech, no entanto, pode causar “interrupção maior e mais rápida” dos modelos de negócios dos bancos do que os próprios bancos, disse o BoE. A Fintechs pode tornar mais fácil para os clientes gerenciar seu dinheiro de forma mais eficaz para evitar descobertos dispendiosos. Eles também poderiam direcionar os clientes para crédito mais barato e evitar entrar no vermelho. “Essas dinâmicas parecem ter impacto sobre a quantidade e o preço dos produtos de descoberto em bancos, o que poderia levar a uma redução substancial de sua rentabilidade”, disse o BoE. As receitas de descoberto contribuem com 2,6 bilhões de libras esterlinas (US $ 3,5 bilhões) para lucros anuais anteriores aos impostos nos principais bancos do Reino Unido, acrescentou. Os bancos também podem perder para fintar alguns dos 800 milhões de libras em taxas que eles cobram pelo fornecimento de serviços de pagamento. Fintechs também pode quebrar ou enfraquecer o vínculo entre um banco e seu cliente. “Por exemplo, no futuro, pode ser possível que um cliente gerencie suas finanças com apenas um compromisso mínimo direto com seus bancos”. A concorrência mais rígida dos fintechs significa que os bancos poderiam ter que duplicar os gastos com marketing e reduzir seu lucro anual antes de impostos acumulado em bilhões de libras esterlinas. O BoE disse que os bancos no teste também podem ter exagerado sua capacidade de reduzir os custos para manter retornos estáveis ​​sobre o capital próprio aos investidores e continuar oferecendo uma ampla gama de serviços. “Os supervisores agora discutirão os resultados do exercício com os bancos, incluindo as implicações potenciais desses riscos”, disse o BoE.

FONTE: ESPM