BMW e Microsoft firmam parceria para criar sistema de fabricação inteligente

BMW tem grandes planos para seu próximo veículo elétrico e totalmente autônomo, o iNext, que foi apresentado no ano passado. Contruir e programá-lo, porém, exigirá um sistema de fabricação simplificado, coordenado e automatizado — algo que a Microsoftestá fortemente envolvida.

As duas gigantes anunciaram uma parceria para lançar uma nova plataforma de produção industrial open source chamada Open Manufacturing Platform, ou OMP. Ela é baseada no Azure, da Microsoft, que a BMW já utiliza para executar suas mais de 3.000 máquinas em 30 locais de produção e montagem em todo o mundo. Os valores investidos, no entanto, ainda são um mistério.

A OMP foi concebida para criar sistemas autônomos de uma forma simplificada e mais eficiente em termos de custos, podendo eventualmente ajudar com outras coisas, como a gestão da cadeia de fornecimento digital e a manutenção preventiva. Para obter máquinas conectadas e automatizadas, o código de amostra de um produto estará disponível na plataforma de referência de código aberto. Com tudo disponível, equipes diferentes e eventualmente outras empresas poderão aproveitar os sistemas comprovados.

A OMP promete transformar as fábricas em locais ‘inteligentes’

Microsoft e BMW são os primeiros parceiros a usarem a OMP, mas o plano é que de quatro a seis empresas a usem até o final de 2019. Mesmo as empresas que não estão construindo carros autônomos podem se juntar ao que a OMP chamará de “comunidade”.

FONTE:  CANAL TECH