Black Mirror da vida real? Sistema recria memórias dos usuários em realidade virtual

Programa captura as informações em 3D de filmagens e transforma as gravações em uma experiência imersiva que pode ser revivida com a realidade virtual.

Aplicativo recria momentos importantes em realidade virtual — Foto: Reprodução/Wist

Uma tecnologia que faz com que as pessoas gravem e possam reviver todos os acontecimentos do passado foi o que moveu um dos episódios da primeira temporada da série distópica Black Mirror, da Netflix. Agora, uma empresa americana quer fazer com que essa possibilidade fique mais próxima de se tornar real.

Com ajuda da realidade virtual, a Wist está desenvolvendo um aplicativo para smartphones que registra momentos importantes dos usuários e os transmite a partir de um óculos de RV. O programa captura as informações em 3D da filmagem e, segundo seus criadores, pode transformar qualquer gravação convencional em uma experiência imersiva.

O fundador da Wist, Andrew McHugh, diz que essa transformação de vídeos em experiências 3D é possível graças a sensores e softwares que já existem nos smartphones modernos. “A combinação certa dessa nova tecnologia pode nos permitir capturar momentos espaciais enquanto acontecem e depois voltar a eles”, explica.

Como funciona o aplicativo

Para reviver um acontecimento, os usuários registram uma experiência com o aplicativo Vivid, que coleta as informações necessárias para transformar a filmagem 2D em um mundo 3D. O app foi lançado em versão beta para celulares com sistema iOS.

“Podemos transformar uma penseira em realidade. Durante a captura, salvamos cor, profundidade, pose do dispositivo, áudio e informações de cena”, acrescenta McHugh.

Por enquanto, a “penseira virtual” pode ser conectada apenas ao headset Quest VR, da Meta. O sistema também permite que os usuários convidem outras pessoas para experimentarem suas lembranças.

Segundo a Wist, o aplicativo ainda está em sua fase inicial, por isso os vídeos ainda apresentam falhas e até partes ausentes da cena. O objetivo da empresa é lançar o app oficialmente quando ele for aperfeiçoado.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/02/black-mirror-da-vida-real-sistema-recria-memorias-dos-usuarios-em-realidade-virtual.ghtml