Bicicleta é produzida em impressora 3D

Com design inovador, a bike da Arevo foi quase toda concebida em material termoplástico, mais forte que o titânio.

(CCM) — A Arevo anunciou a conclusão de um projeto inovador, o desenvolvimento de uma bicicleta-conceito leve e ultrarresistente produzida por meio de impressão 3D e praticamente toda concebida em material termoplástico, mais forte que o titânio.

 A combinação de um braço robótico com uma mesa giratória permitiu que partes inteiras da bicicleta, como o quadro, fossem desenvolvidas sem qualquer junção, o que promete baratear e agilizar a produção e a montagem final de novos modelos de bikes.

Segundo Jim Miller, CEO da Arevo,o objetivo do projeto foi mostrar o potencial revolucionário do uso da impressão 3D em diferentes indústrias, especialmente setores de defesa aeronáutica e naval, que hoje dependem de peças de reposição produzidas em metal – material mais caro e que demanda tempo de produção maior que os termoplásticos impressos em tecnologia 3D.

Mesmo não tendo sido projetada para produção em larga escala, a bike da Arevo chamou tanto a atenção do mercado que, ao que tudo indica, pode chegar às lojas de todo o mundo a partir do ano que vem. Isso porque diferentes fabricantes entraram em contato com a empresa para negociar as possibilidades de fornecimento de quadros fabricados em material termoplástico para novas linhas de bicicletas de alta tecnologia.

Além de permitir a fabricação de peças leves e ultrarresistentes, o termoplástico utilizado na impressão 3D é o mesmo que compõe próteses para coluna cervical, ou seja, é reciclável e atóxico.

FONTE:  BR.CCM.NET