jul 12

Behind The Foods muda modelo de negócios para vender direto ao consumidor

Startup de carne vegetal diversifica seu portfólio, após alta procura pelo seu hambúrguer, e irá vender diretamente para consumidores, em supermercados

O mercado brasileiro de carne plant-based agora possui novos tipos de carne além do hambúrguer. A Behind The Foods está lançando carne moída e kafta/polpetone. A foodtech lançou seu hambúrguer vegetal há quase um mês.

 Segundo Leandro Mendes, fundador da startup, foram vendidos em média 25 mil hambúrgueres em 22 dias. A alta procura levou a Behind a mudar seu modelo de negócios. Inicialmente, a startup venderia a “carne vegetal” apenas para restaurantes, mas anunciou nesta quarta-feira (10) que irá vendê-la diretamente para os consumidores através de supermercados.

A entrega da carne moída, kafta e polpetone está prevista para o final de setembro e início de outubro. “Já existem encomendas para a carne moída e kafta acima do esperado. Entendemos que esse mercado é muito maior do que o hambúrguer”, conta Leandro Mendes em entrevista à StartSe.

De fato, é possível ver o mercado de carne plant-based cada vez mais diversificado – e valorizado. Além do hambúrguer e carne moída, a startup americana Beyond Meat também possui linguiça “suína” em seu portfólio de produtos. A empresa alcançou 550% em valorização das ações desde sua oferta inicial (IPO).

Do que é feita a carne de plantas?

A receita muda de acordo com o fabricante. No caso da Behind The Foods, a carne vegetal é feita à base de batatas, fibra vegetal, beterraba (para simular a cor de “sangue”) e proteína de soja isolada. “Cada um dos tipos de carnes tem uma estrutura e uma textura diferentes, mas a criatividade da receita é infinita”, afirma Mendes.

startup desenvolveu a tecnologia PT3 (Plant Texture Triple Tissue) para imitar cada um dos tecidos da carne – muscular (fibras), adiposo (gordura) e conjuntivo (nervos). O objetivo de simular a carne não é de apenas atingir o mercado de veganos e vegetarianos, mas de diminuir o consumo de carne ao oferecer uma alternativa similar, menos poluente e livre de origem animal.

Atualmente, o hambúrguer da Behind The Foods pode ser encontrado nas hamburguerias Muda, Prime Dog e Come on Burguer na capital de São Paulo. Já no interior, a foodtech está no Saint Joe Burgerhouse e Empório Hopfields, em São José dos Campos, e Master Veggie em Santos. Fora do estado de São Paulo, o hambúrguer já chegou no Las Chicas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

FONTE: STARTSE