Do Japão, uma tecnologia revolucionária permite reduzir custos e tempo de produção de células com eletrólito cerâmico

Baterias de estado sólido não são mais uma raridade absoluta. Mas se elas são impressas em 3D, isso é algo realmente interessante. A empresa japonesa Sakuu Corporation anunciou que desenvolveu uma impressora 3D revolucionária especificamente para a produção de células de estado sólido a serem usadas em vários meios de transporte de emissão zero.

A empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de reduzir custos e trazer vantagens também em termos de desempenho, sustentabilidade e autonomia. Mas, acima de tudo, será flexível, permitindo que muito mais agentes iniciem a produção local com investimentos significativamente menores.

Vantagens da impressora 3D

O grupo da indústria Sakuu, que é apoiado pelo maior fornecedor de componentes automotivos do Japão, Musashi Seimitsu, diz que já definiu métodos que permitem a produção rápida e em alto volume de baterias de estado sólido em comparação com células de íons convencionais. O tamanho e o peso foram reduzidos em quase um terço.

Essas baterias também irão utilizar uma quantidade de matéria-prima reduzida entre 30 e 50%. Matérias-primas que podem ser adquiridas localmente, encurtando a cadeia de suprimentos e reduzindo ainda mais os custos de produção. Segundo a empresa, além dos benefícios econômicos e de sustentabilidade, as novas baterias também serão mais seguras. Resumindo, as promessas são ótimas:

  • Custos mais baixos
  • Maior velocidade de produção
  • Mais flexibilidade
  • Redução de matérias-primas necessárias
  • Mais segurança
  • Maior densidade de energia

Plataforma versátil

Além disso, a plataforma AM da Sakuu é a primeira e única impressora multi-material e multiprocesso do mundo. E isso faz com que as baterias que ela possa fabricar sejam adequadas para os mais diversos usos, inclusive nos mais diversos setores industriais. Sakuu disse que as primeiras aplicações dessas inovadoras baterias de estado sólido impressas em 3D envolverão veículos elétricos de duas ou três rodas. Em seguida, passará para os quadriciclos leves e, mais tarde, para a indústria automotiva.

Robert Bagheri, fundador, CEO e presidente da Sakuu Corporation, disse que:

“Olhando para a mobilidade elétrica, a nova plataforma pode dar uma contribuição significativa para o surgimento de veículos elétricos. Baterias de estado sólido são uma espécie de Santo Graal, mas são muito difíceis e caras de implementar. Nossa plataforma AM oferece processos flexíveis e escaláveis ​​que permitirão aos fabricantes de baterias e empresas de veículos elétricos superar obstáculos que até agora pareciam intransponíveis.”