out 15

Barco impresso na maior impressora 3D do mundo entra no Guinness

Com três novos recordes quebrados no Guinness World Records, a Universidade do Maine, nos Estados Unidos, imprimiu o maior objeto 3D na história, que é, por sua vez, o maior barco impresso no mundo com a técnica, também na maior impressora do tipo existente. O resultado de tanta inovação é o barco apelidado de 3Dirigo, que possui 7 metros de comprimento e pesa 2,2 toneladas.

 A criação, que custou cerca de US$ 40 mil, foi testada na bacia artificial W2 Wave-Wind, capaz de simular o ambiente de mar aberto, espaço em que a embarcação deve circular. Os testes aconteceram na quinta-feira (10), quando a equipe do Guinness World Records confirmou que o barco entrará para os livro como o maior objeto impresso em 3D da história.Veja em detalhes a impressão do barc,o que levou 72 horas, em um time lapse de 36 segundos:

A impressora integra uma série de pesquisas da Universidade para o desenvolvimento de matérias-primas com base biológica. Essas matérias-primas são recicláveis ​​e econômicas, oferecendo vantagens competitivas para as indústrias do Maine que poderão adotar a tecnologia, inclusive para a construção de barcos. Entre suas parcerias, há também uma com o Exército dos EUA, para quem ajudará a desenvolver sistemas de abrigo para soldados.

De acordo com comunicado de imprensa da Universidade do Maine, o 3Dirigo está longe de ser o maior objeto que a impressora 3D da Universidade pode construir. Caso os pesquisadores testem os limites da estrutura, ela poderá imprimir objetos de até 30 metros de comprimento com 6,5 metros de largura e 3 metros de altura.

FONTE: CANAL TECH