Bandidos usam enxame de drones para atrapalhar ação policial nos EUA

Uma situação bastante inusitada foi vivida recentemente por uma equipe antissequestro do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Segundo revela o site Defense One, o grupo foi surpreendido por um enxame de drones enquanto tentava observar, do alto, a tentativa de resgate de um sequestro em uma grande cidade do país norte-americano.

A coisa toda parece algo que perfeitamente estaria dentro de jogos como “Watch Dogs 2”, mas aconteceu na vida real. A observação dos policiais foi prejudicada pelos bandidos, que controlavam os equipamentos à distância e realizavam rasantes em alta velocidade próximos aos agentes da lei a fim de atrapalhá-los.

O evento pouco comum foi relatado pelo chefe de tecnologia operacional do FBI Joe Mazel durante a sua fala na AUVSI Xpotential, uma conferência sobre equipamentos não tripulados que acontece nos EUA. Segundo Mazel, os policiais perderam a vantagem da visão superior com a chegada dos dronese só se deram conta do problema quando vivenciaram a situação em si. 

Os bandidos teriam um grande volume de drones à disposição, já antevendo os movimentos do FBI, e os equipamentos foram úteis aos criminosos não apenas para atrapalhar a ação policial, mas também para monitorá-la.

Além dessa situação pontual, Mazel revela que os criminosos têm utilizado drones de forma consistente para vigiar a polícia em diversos países, enviando os equipamentos, que são pequenos e relativamente baratos, para monitorar delegacias e postos policiais de forma proativa. Em suma, não é só a polícia que tenta adicionar novas tecnologias aos seus métodos.

FONTE:  TEC MUNDO