set 11

Baidu ultrapassa Google na venda de colunas inteligentes

Embora não sejam empresas rivais, a forma como a Baidu tem vindo a crescer revela o potencial do mercado e desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial na China

Baidu, uma empresa tecnológica chinesa especializada em serviços de Internet, tornou-se a segunda maior vendedora de colunas inteligentes, diz um relatório realizado pela consultora Canalys. Só no segundo trimestre deste ano a empresa chinesa ganhou cerca de 17,3% do mercado à Google, tendo efetuado um total de 4,5 milhões de vendas. Contudo, a Amazon continua a liderar as vendas ocupando 25% de quota de mercado neste segmento, durante o mesmo período, registando 6,6 milhões de produtos vendidos.

As colunas inteligentes da Baidu possuem um software de Inteligência Artificial (IA) chamado DuerOS e, de acordo com a publicação The Verge, com a descida de preços dos modelos nos últimos tempos a marca tem tido vindo a crescer cada vez mais. Durante o primeiro trimestre conseguiu também ultrapassar a Alibaba, que era líder no mercado chinês.

Importa referir que a Baidu e a Google não competem diretamente uma contra a outra. Na verdade, enquanto a Baidu vende os seus produtos exclusivamente na China, a Google vende os seus em todo o lado exceto na China. A The Verge explica que é na forma como a empresa chinesa tem vindo a crescer durante o último que se vê a potencialidade do “ecossistema de IA” no país asiático.

FONTE: EXAME INFORMÁTICA