Baidu cria abrigo que usa IA para distinguir gatos de cães

Um engenheiro da Baidu desenvolveu um abrigo para gatos de rua que usa reconhecimento facial e IA para distingui-los de cães. A porta só abre aos gatos e permite-lhes entrar numa área aquecida e abrigada.

Wan Xi é o nome do engenheiro que criou o sistema, usando ferramentas de IA desenvolvidas pela equipa da Baidu. Depois, com a ajuda de voluntários, materializou este abrigo futurista, que distingue gatos de cães e só abre a porta aos primeiros. Lá dentro, os gatos encontram abrigo e conforto térmico. A Baidu está baseada em Pequim, onde no Inverno os termómetros podem descer aos 9 graus Celsius negativos e apenas 40% dos gatos de rua sobrevivem à estação.

Além de permitirem a entrada de gatos apenas, o sistema de reconhecimento facial e os algoritmos de IA conseguem analisar o gato e detetar sinais de doenças ou procurar uma etiqueta na orelha que indique se o gato está esterilizado ou não. Caso sejam detetados sinais de perigo ou necessidade de ajuda, o sistema envia um alerta ao grupo de voluntários mais próximo para que possam vir buscar o gato.

O sistema é capaz de reconhecer 174 espécies de gatos e, segundo o The Verge, funciona também com visão noturna. Os investigadores afirmam ainda que é possível detetar quatro das doenças mais comuns dos gatos.

FONTE: EXAME INFORMÁTICA