Através de impressão digital será possível saber se alguém usou cocaína

Nem sempre é fácil saber se alguém usou cocaína. Uma vez ou outra consegue-se identificar o indivíduo que usou a droga por meio de suas atitudes, mas as vezes nem assim é possível. Geralmente, o teste do uso de drogas é feito por meio de amostras de cabelo, sangue, urina ou suor, esses materiais coletados vão para análise até sair o resultado. No entanto, como os testes demoram alguns dias até a conclusão final, pesquisadores da Universidade de Surrey propôs usar um método mais rápido e eficiente, a impressão digital.

O novo teste desenvolvido por pesquisadores permitirá saber em questão de minutos se a pessoa usou ou manuseou cocaína apenas pressionando o dedo por 10 segundos, num aparelho com papel especial e a partir daí, o equipamento vai analisar a digital por meio da técnica de espectrometria de massa para tentar detectar a presença da molécula benzoilecgonina, que normalmente é excretada pela pele de quem usa cocaína.

Os pesquisadores disseram que foram analisadas 86 amostras, e dessas 96% deu positivo para cocaína e também descobriram que o mesmo método consegue detectar o uso de drogas 48 horas depois do contato ou ingestão. O novo método já está disponível para uso e futuramente será possível saber se alguém usou drogas em pouquíssimo tempo.

FONTE: TECNO BLOG