Astrônomos alertam para excesso de satélites de Elon Musk: “Podem causar acidentes aéreos”

Especialistas criticaram o plano do bilionário, com a Starlink, de enviar 40 mil satélites de baixa órbita ao espaço.

Astrônomos ouvidos pelo jornal The Sun fizeram um alerta sobre os potenciais danos causados pelo excesso de satélites da Starlink — uma das empresas do bilionário Elon Musk — na órbita baixa da Terra. Segundo os especialistas, o plano de Musk de enviar 40 mil satélites de baixa órbita ao espaço poderia causar acidentes aéreos.

Atualmente, a Starlink opera 3 mil satélites, e tem permissão para operar 12 mil, segundo a reportagem. Mas a empresa já pediu autorização para colocar em órbita outros 19 mil. Os astrônomos dizem que um espaço superlotado aumenta o risco de colisões, o que acabaria enviando detritos para a Terra.

[Os detritos] deveriam queimar ao passar pela atmosfera, mas mesmo o menor pedaço poderia derrubar um avião. Vai acontecer em algum momento”, afirma Andy Lawrence, professor de Astronomia da Universidade de Edimburgo. “Há tantos pedaços de lixo que algo pode atingir um avião e 300 pessoas serão mortas, a menos que sejamos muito cuidadosos”, reforçou.

O professor Lawrence, que publicou no ano passado um livro chamado “Losing The Sky” sobre o assunto, disse que ele e outros especialistas não estão pedindo a interrupção completa dos lançamentos de satélites, mas um pouco mais de cuidado na análise do espaço disponível.

“Os objetos se movem muito rápido em órbita, e mesmo pequenos objetos são absolutamente letais. Se algo do tamanho de um seixo atinge um avião, aquele avião se foi. Estamos dizendo para irmos mais devagar. Vamos fazer alguns estudos adequados, vamos descobrir como fazer isso para que todos possamos compartilhar o céu”, explicou o especialista.

Céu artificial

Os astrônomos notaram também um aumento do número de satélites que aparecem nas fotos do espaço. O presidente do grupo amador da Sociedade Astronômica de Edimburgo, Mark Phillips, disse ao The Sun que “podemos acabar com uma visão de um ‘céu artificial’ se as coisas continuarem”.

“Mesmo com alguns atenuantes que [as empresas] estão tentando fazer, tornando os satélites mais escuros e menos reflexivos, nossos telescópios amadores são incrivelmente sensíveis”. Ele reforçou o pedido a Musk para que “espere até qu todos tenhamos feito os estudos e vamos encontrar a melhor maneira de fazer isso juntos”.

Nesta foto da Sociedade de Astronomia de Edimburgo, é possível ver vários satélites nas diferentes faixas de órbita da Terra — Foto: Reprodução

Nesta foto da Sociedade de Astronomia de Edimburgo, é possível ver vários satélites nas diferentes faixas de órbita da Terra — Foto: Reprodução

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2022/10/astronomos-alertam-para-excesso-de-satelites-de-elon-musk-podem-causar-acidentes-aereos.ghtml