jun 18

As empresas que mais sabem sobre sua vida pessoal

Quanto as empresas de aplicativos sabem sobre você? Muito. Uma pesquisa da empresa norte-americana Clario descobriu que as empresas coletam cada vez mais dados, mesmo em tempos de GDPR e LGPD defendendo sua privacidade. A campeã, obviamente, é o Facebook, que coleta 79,49% de todos os dados que uma empresa poderia coletar legalmente de um cliente. Depois do FB vêm Instagram, Tinder, Grindr e Uber. O TikTok, em sexto lugar, coleta 46,15% dos dados disponíveis sobre você, incluindo reconhecimento facial, dados de voz e biblioteca de imagens.

O grau de intimidade é medido pelo percentual de informação coletada por 57 aplicativos a partir de uma lista de 39 itens, que variam dos óbvios e-mail, nome, idade e telefone, até estado civil, orientação sexual, raça, pets, peso, idiomas que você fala e lista de contatos, entrando agora perigosamente no terreno das imagens — seu rosto, os locais por onde você circula, os produtos que usa — e da voz.

Quando comparamos a lista de 2020 com a lista de 2021, vemos que a maior parte das empresas aumentou o percentual de conhecimento sobre os usuários. Uma informação surpreendente: apesar de ser o maior varejista online do mundo (e o maior anunciante), a Amazon coleta apenas 23,08% dos dados.