As duas fintechs brasileiras que estão entre as mais inovadoras do mundo

Nubank e GuiaBolso são as representantes brasileiras do ranking que elege as 100 fintechs mais inovadoras do mundo

Negocios Disruptivos

Nubank aparece na 12º colocação entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo Nubank/Divulgação

Duas fintechs brasileiras estão entre as 100 mais inovadoras do mundo, de acordo com a edição 2017 do estudo “Fintech100”, elaborado pela KPMG e a H2 Ventures. O Nubank, que oferece conta e cartão de crédito digital, ocupa a 12.ª posição do ranking e o GuiaBolso, que tem uma plataforma para controle financeiro e também atua com empréstimos, aparece na 48.º colocação. É a segunda vez consecutiva que ambas as empresas aparecem no levantamento.

Na edição do ano passado, porém, o Guia Bolso ocupava a segunda parte do ranking, de classificação 51.ª a 100.ª, que traz as startups “emergentes”. Na edição deste ano, a empresa conseguiu saltar para a primeira parte, das 50 mais inovadoras. Já o Nubank conseguiu subir quatro posições neste ano ao saltar da 16.ª para a 12.º colocação. A Viva Real, que foi listada no ano passado, também do Brasil, ficou de fora da edição 2017 do levantamento.

Em todo o ranking, o país que se destaca é a China, com três fintechs entre as cinco primeiras: a Ant Financial, que também era a primeira da lista em 2016, a ZhongAn Insurance e Qudian. Em número de fintechs listadas, entretanto, sai na frente os Estados Unidos e a Austrália, com 19 e dez representantes, respectivamente. A maioria (32%) das 100 fintechs mais inovadores faz parte do setor de empréstimos, seguida por pagamentos (21%) e mercado de capitais (15%).

Segredo das brasileiras

O Nubank foi um dos pioneiros ao desenvolver um cartão de crédito sem anuidade e gerenciado por aplicativo, inclusive a abertura da conta. A empresa, em pouco tempo, conseguiu crescer e atrair milhões de clientes e se tornou o principal ícone entre as fintechs brasileiras. Em quatro anos de funcionamento, o Nubank já recebeu 13 milhões de pedidos pelo cartão de crédito e tem, atualmente, cerca de 2,5 milhões de clientes ativos. Neste ano, a companhia expandiu a sua atuação e anunciou a sua conta digital, também sem anuidade e gerida pelo aplicativo.

Já o GuiaBolso foi um dos pioneiros ao desenvolver um aplicativo de controle financeiro integrado às contas bancárias. A plataforma puxa automaticamente as movimentações das contas bancárias cadastradas e reúne as informações em gráficos para controle financeiro. O aplicativo também permite que o cliente contrate empréstimos, em uma operação feita em parceira com pequenas e médias instituições financeiras e com taxas mais competitivas que os bancos tradicionais. O aplicativo já tem mais de 3,5 milhões de usuários.

Juntos, Nubank e GuiaBolso já receberam mais de R$ 775 milhões em aportes financeiros e tem mais de seis milhões de clientes.

 FONTE: GAZETA DO POVO