As 3 tendências que vão transformar a automação robótica em 2022

Relatório da ABB indica que, entre outras mudanças, robôs devem integrar mais ambiente de trabalho

À medida que as empresas buscam novas maneiras de aumentar a produtividade e a competitividade, cresce a procura por robôs. Esse movimento foi acelerado durante a pandemia, e deverá seguir em alta nos próximos anos. Mas o que haverá de novo nessa área? Quem responde é a ABB. A multinacional de tecnologia e automação identificou três tendências principais que moldarão a demanda por robôs em 2022.

O levantamento foi feito a partir de estudo global com 250 empresas em vários setores. Confira:

1. A revolução dos veículos elétricos trará complexidade para o setor

Nos últimos anos, a procura por carros elétricos tem aumentado em decorrência das restrições impostas por países e montadoras, que eliminam gradualmente a produção de veículos com motor a combustão. Diante disso, a ABB estima que as empresas e suas cadeias de suprimentos devem enfrentar a complexidade de diversificação que vem com o novo modelo de veículos.

“O EV não é apenas uma mudança no powertrain, mas uma transformação maior em um carro digitalizado. Essa transição também verá a crescente aceitação de robôs em combinação com outras tecnologias, incluindo Robôs Móveis Autônomos (AMRs)”, indica Marc Segura, novo presidente da divisão de robótica da multinacional.

Ele acrescenta que isso permitirá que os fabricantes otimizem a entrega de componentes nas instalações e possibilitem células de produção modulares e escaláveis integradas – métodos tradicionalmente associados ao comércio eletrônico e bens de consumo, mas agora exigidos no setor automotivo para garantir a flexibilidade necessária para atender aos vários níveis de demanda.

2. O boom do comércio eletrônico vai acelerar – e os robôs serão mais necessários

Para atender as exigências do consumidor, as companhias têm desenvolvido novos canais por meio do varejo unicanal (omnichannel) e adaptado suas linhas de produção e processos de distribuição para permitir a personalização de produtos e entrega. O cumprimento desses requisitos resultou em milhares de robôs instalados em todo o mundo, movimento que serguirá em alta este ano.

“Essa tendência levará ao crescimento de aplicações robóticas mais leves e menores, permitindo a expansão da automação em novas áreas de operações de armazenamento e distribuição”, diz Segura. “À medida que a Inteligência Artificial na robótica amadurece e os robôs de aprendizado se tornam populares, podemos esperar ver essas tecnologias implantadas junto com as tecnologias AMR, orquestradas e gerenciadas por software inteligente para fornecer maior flexibilidade, velocidade e eficiência”, acrescenta.

3. Mais robôs aparecerão em mais lugares – e trabalhadores precisarão de novas habilidades

Antigamente, a complexidade dos robôs era uma barreira para que mais empresas, em especial as pequenas e médias, adotassem o seu uso. Mas isso vem mudando com o desenvolvimento de equipamentos menores, mais acessíveis e fáceis de comandar.

“Ferramentas de software de simulação e programação mais avançadas e responsivas cobrirão todo o ciclo de vida das aplicações robóticas – desde o comissionamento até a produtividade em andamento – usando ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual para simplificar a automação para os clientes”, avalia o presidente da divisão de robótica da ABB.

A multinacional relata que a capacidade aprimorada dos robôs de trabalhar diretamente ao lado de pessoas, compartilhar tarefas e aprender por meio da IA (inteligência artificial) também facilitará a adoção de automação inteligente em novos ambientes, como construção, laboratórios de saúde, restaurantes e varejo.

E no futuro, por conta da alta prevalência desses equipamentos nos locais de trabalho, haverá a necessidade de se investir cada vez mais em treinamento robótico. Inclusive, escolas e universidades terão de introduzir aulas relacionados na sua grade para que os alunos desenvolvam as habilidades essenciais de programação, operação e manutenção de robôs.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/03/3-tendencias-que-vao-transformar-automacao-robotica-em-2022.html