abr 12

Armário inteligente dos Correios permite receber encomenda sem estar em casa

Seria o fim do “Destinatário Ausente” em condomínios?

Uma das piores sensações para quem está esperando uma encomenda há muito tempo é a mensagem de “Destinatário Ausente”, quando o produto praticamente chegou até a sua porta, mas não tinha ninguém para recebê-lo. Para mudar um pouco dessa realidade, os Correios lançaram um armário inteligente que permite ao usuário receber seus aguardados pacotes sem ter ninguém para assinar o recibo do carteiro.

A novidade atualmente só pode ser solicitada por condomínios e, para garantir a segurança, a equipe da estatal pretende investir pesado em tecnologia.

De acordo com as informações divulgadas, o conjunto de compartimentos contará com uma tela sensível ao toque com sete polegadas e tecnologia antirreflexo para a exibição de informações, além de uma porta USB para eventuais atualizações à nível de software para o dispositivo. Além disso, o sistema também terá uma bateria interna e poderá funcionar por até um mês longe da tomada.

Quando uma entrega for realizada utilizando os armários inteligentes, o usuário vai receber uma mensagem de texto no celular com as informações sobre o compartimento em que sua encomenda está, além de detalhes de como retirá-la. Graças ao sistema de autenticação, apenas o entregador e o destinatário conseguem abrir o local com o pacote.

Segundo os Correios, os produtos  entregues por esse método podem ter no máximo 30 kg e não podem ser maiores que os armários inteligentes. Os compartimentos disponíveis no sistema tem diversos tamanhos, com o maior oferecendo 48 cm de profundidade, 32 cm de largura e 28 cm de altura.


Imagem: Correios

O sistema de armários inteligentes está nos planos dos Correios desde o ano passado e pode ser solicitado por condomínios nas seguintes cidades: Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Nova Lima (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São José (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP), Barueri (SP), Osasco (SP) e Guarulhos (SP).

De acordo com a empresa, já existem programas de treinamento para expandir o serviço para mais cidades no Brasil. A contratação da novidade é feita por meio de duas firmas credenciadas, Azanonatec e CollectSpot, de acordo com informações da estatal.

FONTE: MUNDO CONECTADO