jan 13

Arena Palmeiras terá reconhecimento facial para identificar torcedores

Em teste realizado na última terça-feira, os torcedores do Palmeiras conseguiram ingressar no estádio Allianz Parque a partir do reconhecimento facial.

O Palmeiras realizou um teste com a ferramenta de reconhecimento facial que será implementada nos portões do estádio Allianz Parque. A tecnologia está prevista para ser usada nos jogos do clube em 2023, tendo como propósito identificar os torcedores para facilitar a entrada.

O experimento foi realizado com 1.200 sócios-torcedores que foram assistir ao jogo-treino na tarde de terça-feira (10) entre o Palmeiras e o Monte Azul. O sócio se aproxima da catraca, a câmera filma seu rosto, o sistema o reconhece imediatamente a biometria e libera o acesso às dependências.

Menos de 25 pessoas (cerca de 2% do total) tiveram algum problema de identificação, o que a diretoria da equipe considerou como algo positivo. Quem não foi liberado de imediato, recebeu o atendimento de humanos para entrar na arena sem maiores dificuldades.

Quando será usado o reconhecimento facial no Palmeiras?

A estreia do sistema será na segunda partida do Campeonato Paulista de Futebol, prevista para o dia 22 de janeiro, e que terá o São Paulo como adversário. A ferramenta será usada novamente em apenas um dos acessos da Arena Palmeiras, no intuito de corrigir eventuais falhas.

No total, são mais de 27,8 mil torcedores já cadastrados no sistema de reconhecimento facial — são quase 73 mil sócios do Avanti. A diretoria espera estender o sistema para todas as outras entradas até o final do torneio estadual, já preparando tudo para as disputas do Brasileirão 2023.

O sistema de identificação facial do Palmeiras é inédito aqui no Brasil. Além de facilitar a entrada dos sócios, pode ajudar também a identificar as pessoas que adentram no estádio, ajudando a saber se estão proibidas de frequentar estádios, conforme prevê o Estatuto do Torcedor, ou caso cometam alguma irregularidade no interior do Allianz Parque.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/arena-palmeiras-tera-reconhecimento-facial-para-identificar-torcedores,d98d18226640ccb02ccbcaa58fcf5428ofo29233.html