Arduino: tecnologia para desenvolver a sua criatividade

Negocios Disruptivos

Automação residencial, intervenção urbana, wearables, uso educacional, robótica. Enfim, existem inúmeras áreas nas quais essa placa conhecida como Arduino pode ser utilizada. E isso tudo se deve a alguns motivos: baixo custo, open-source e uma grande comunidade ao redor do mundo.

Agora você já pensou em usar essa tecnologia para desenvolver a sua criatividade? É a proposta de um evento promovido pela Rulez que vai rolar em Cascavel para quem quer aprender a ser criativo com o Arduino ou para ensinar pessoas criativas a utilizarem o Arduino.

TÁ, MAS O QUE É ESSE TAL ARDUINO?!

Segundo a engenheira da computação, Marcela Santos, o Arduino é um pequeno computador que você pode programar, cabe na palma da mão, é barato e relativamente fácil de usar. “É uma forma de prototipar projetos incríveis sem ter conhecimentos avançados de eletrônica ou programação de computadores”, destaca.

Então da mesma maneira que nós temos o nosso cérebro para processar a informação de como está a temperatura e decidir com essa informação que roupa vestir, o robô precisa de um cérebropara processar as entradas, expressar as saídas e, assim, realizar tarefas.
Marcela Santos – Engenheira da computação

Aí que entra uma das aplicações mais praticadas com o Arduino: na robótica 😉

“É com ele que processamos os dados coletados do ambiente onde o robô está e podemos realizar tarefas”, detalha Marcela, citando como exemplos um pedido de SOS em código Morse, tocar o tema do Super Mario, conseguir se locomover em um labirinto, realizar o desarmamento de bombas ou coletar informações em ambiente de difícil acesso ao homem.

E TEM MUITA GENTE GANHANDO DINHEIRO COM ISSO!

Vai dizer que você não ouviu falar do sensor que coloca no vaso e a plantinha envia um “tweet” se precisa de mais água. Ou o robozinho que desvia obstáculos, o cubo de led que gera imagens tridimensionais e até jaquetas para ciclistas com iluminação de segurança podem ser criados com o Arduino.

Sensor planta
Sensor com Arduino colocado no vaso envia mensagens para o celular do dono quando a planta está com “sede”

Designers, desenvolvedores de sites, engenheiros de software, analistas de sistemas, fotógrafos, artistas, startups, professores, arquitetos, estudantes e hobbystas da cultura maker… que tal colocarem a mão na massa?

 

FONTE: Rulez