set 03

Apple planeja lançar óculos de realidade aumentada

Com base em registros de patentes, tecnologia AR e realidade virtual já vinham sendo exploradas há mais de uma década

Gene Munster, analista da Apple, afirmou que é improvável que em pouco tempo se veja um óculos de realidade aumentada da Maçã. Ainda assim, ao que tudo indica, a marca está trabalhando em um projeto de óculos inteligentes AR chamado “Garta”, que provavelmente também utilizará da mesma tecnologia para novos headsets.

Os primeiros boatos sobre o projeto da Apple ocorreram em 2016, com rumores de que os óculos poderiam ser conectados ao iPhone, de forma semelhante ao Apple Watch. Esses rumores ganharam força este ano com a notícia de que a Apple teria reunido um grupo de engenheiros para desenvolver vários protótipos de headsets com realidade virtual e aumentada.

No entanto, um relatório de julho de 2019 do site taiwanês Digitimesalarmou os entusiastas do projeto ao sugerir que a Apple dissolveu temporariamente a equipe responsável por desenvolver os projetos de headsets e óculos AR. Ainda não se sabe se os aparelhos serão desenvolvidos separadamente ou se serão unificados de alguma forma em um mesmo projeto.

A boa notícia veio por meio de algumas pistas deixadas pelos códigos de atualização do iOS 13. A MacRumors detectou um novo app chamado STARTester e um arquivo Readme. O aplicativo pode ser usado para ativar e desativar um modo de montagem usado para “replicar a funcionalidade de um fone de ouvido de realidade aumentada em um iPhone, a fins de teste”.

O CEO da Apple, Tim Cook, já falou algumas vezes sobre realidade aumentada, dizendo que enxerga a AR como “profunda”, pois “amplifica o desempenho humano ao invés de isolá-lo”. Não há uma palavra oficial sobre a data de lançamento do possível AR da Apple, mas é seguro dizer que o veremos até o final de 2020.

 FONTE: OLHAR DIGITAL