jun 13

Apple libera Xcode Cloud e melhora recursos para desenvolvedores

Xcode Cloud facilita desenvolvimento de apps por meio das nuvens; Apple também liberou mais APIs e melhorou linguagem Swift

Esta foi a semana da WWDC 2022. Embora tenha servido de palco para o anúncio do iOS 16 e de novos MacBooks, por exemplo, o evento é direcionado a desenvolvedores que trabalham com o ecossistema da Apple. Para esse público, a companhia fez anúncios interessantes, com destaque para a liberação do Xcode Cloud, serviço de desenvolvimento a partir das nuvens.

O versátil Xcode Cloud sai do beta

A intenção da Apple é um tanto óbvia: facilitar o desenvolvimento de aplicativos e serviços no iOS, no macOS e em seus demais sistemas operacionais.

Provavelmente, o Xcode Cloud é o exemplo mais importante desses esforços. Anunciado na WWDC 2021, esse é um serviço que permite que desenvolvedores criem e testem aplicativos por meio das nuvens, de modo que o seu Mac possa ser liberado para outros atividades.

O Xcode Cloud tem outras vantagens. O serviço permite trabalho em equipe, executa testes automáticos e possibilita que estes sejam feitos em todos os dispositivos do ecossistema da Apple.

As integrações do Xcode Cloud também são interessantes. Para começar, o serviço é totalmente compatível com o Xcode (o ambiente de desenvolvimento da Apple), como o próprio nome indica. Além disso, há integração com repositórios online, como GitHub, GitLab e Bitbucket.

Existe ainda integração com o TestFlight, serviço que permite aos desenvolvedores distribuírem aplicativos a usuários dispostos a testá-los antes do lançamento da versão final.

Desde a WWDC do ano passado, o Xcode Cloud vinha sendo oferecido como um serviço beta. A fase de testes passou, razão pela qual, a partir de agora, qualquer desenvolvedor pode se inscrever para usufruir da plataforma.

Mas há um porém: o Xcode Cloud é pago. A boa notícia é que o plano de entrada, com 25 horas de uso por mês, será gratuito até dezembro de 2023. Depois disso, essa opção passa a custar US$ 14,99 mensais. Há outros planos. O mais caro, com 1.000 horas por mês, sai por US$ 399,99 mensais.

Outras novidades para desenvolvedores

Xcode

A liberação do Xcode Cloud não é a única novidade. A Apple também anunciou um novo e promissor conjunto de APIs. Há opções para widgets na tela de bloqueio, extração de texto em fotos e vídeos, chaves de acesso, atalhos automáticos, entre outros.

Já a linguagem de programação Swift passou por avanços no processamento de strings e ganhou mais plugins. Por sua vez, o Xcode 14 ficou até 25% mais rápido na compilação de projetos.

Para desenvolvedores de jogos, a principal novidade está no Metal 3. O mecanismo, que otimiza gráficos para execução em Macs com chips M1 e M2, vem com recursos que tornam essa otimização mais pronunciada.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/apple-libera-xcode-cloud-e-melhora-recursos-para-desenvolvedores,2487891abd6c398abeaf651fadb65150dqrs8z88.html