Apple anuncia parceria com empresas para produção de energia renovável no leste dos EUA

Cada vez mais empenhada na sua missão de salvar o mundo (ou talvez somente construir uma imagem referente a isso… ou talvez um meio-termo entre essas duas opções), a Apple anunciou hoje mais um investimento em energia renovável em seu país de origem — desta vez, em parceria com algumas outras companhias.

O plano mais recente é uma iniciativa conjunta da Maçã com as americanas Akamai e Etsy, bem como a suíça Swiss Re, e consiste no desenvolvimento de duas novas fazendas de produção de energia solar e eólica nos estados de Virgínia e Ilinóis. Combinadas, as fazendas gerarão 290 megawatts de energia para a malha energética PJM (que abastece, além dos estados citados, outros como Nova JerseyMaryland e a Pensilvânia).

A quantidade homérica de energia será utilizada pelas operações das quatro empresas nas localidades (especialmente a Apple, que é, de longe, a mais faminta das quatro), mas, só para criar uma ideia, ela seria suficiente para alimentar 74.000 casas continuamente.

Sobre a nova iniciativa, Lisa Jackson — vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple — declarou:

Na Apple, nós nos orgulhamos de rodar todas as nossas operações ao redor do mundo com 100% de energia renovável. No processo, planejamos para que outras companhias e organizações comprem energia renovável e façam a transição das suas operações também para energia limpa.

As outras três empresas, por sua vez, agradeceram à Maçã pela oportunidade, afirmando que anteriormente tinham acesso limitado a projetos de energia renovável porque esse mercado ainda não oferece vantagens competitivas para a maioria das companhias americanas.

Os primeiros resultados do projeto deverão começar a surgir daqui a dois anos.

FONTE: MACMAGAZINE