jun 01

Apple age em segredo para lançar dispositivo de realidade virtual

Empresas “de fachada” são usadas para despistar a imprensa. Registro da marca realityOS foi solicitado tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Os óculos de realidade virtual da Apple podem ser anunciados em breve, na conferência WWDC 2022, que acontece a partir de 6 de junho nos Estados Unidos. O registro de patente de um “hardware de computador vestível”, feito pela empresa Realityo Systems LLC, pode estar associado à Apple. Informações de bastidores apontam que o possível lançamento do gadget seria apenas em 2023, mas este registro revelado pelo site The Verge pode indicar que o anúncio do dispositivo de realidade mista (VR/AR) pode estar próximo.

A patente dos óculos de realidade virtual e aumentada da Apple foi registrada em 8 de dezembro de 2021 e possui as categorias de “periféricos” e “softwares”. Deste modo, o dispositivo deve utilizar um sistema operacional próprio, o realityOS.

Óculos inteligente da Apple, por enquanto, é apenas um conceito — Foto: Reprodução/Apple Insider

Como explicou o site 9to5Mac, a Apple tem o costume de utilizar empresas “de fachada” para registrar algumas patentes no seu lugar, como forma de manter segredo de seus produtos inéditos em casos de vazamento. No passado, a gigante da maçã utilizou o nome Yosemite Research LLC para registrar o macOS com a mesma denominação.

Tanto a empresa Yosemite quanto a empresa Reality possuem o mesmo endereço em seus documentos, local onde fica a empresa Corporation Trust Center, um escritório de verdade que presta serviços de marcas registradas. O site 9to5Mac apurou que a mesma Reality Systems LLC foi utilizada para registrar a patente do realityOS aqui no Brasil em 10 de maio de 2022, o que seria mais um indicativo da existência dos óculos de realidade mista.

Registro do RealityOS no INPI — Foto: Reprodução/9to5Mac

Segundo outros rumores recentes, os óculos de realidade aumentada e realidade virtual da Apple podem vir com duas telas do tipo MicroOLED 4K, uma terceira com AMOLED, além de diversos sensores e câmeras para detecção facial.

O dispositivo deve ter CPU e GPU potentes, mas não deve ter os jogos virtuais como foco. O preço, de acordo com os mesmo rumores, deve ficar em torno de US$ 3 mil, o que ficaria em R$ 15 mil na conversão direta do Dólar, sem os impostos.

WWDC é o evento anual da Apple voltado para os desenvolvedores, com diversos ciclos de paletras para empresas e profissionais da área, e apresentações de novos produtos, principalmente da linha Mac e seus softwares. É comum a companhia aproveitar o primeiro dia deste congresso para revelar novos MacBooks e iMacs, por exemplo.

FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/05/apple-age-em-segredo-para-lancar-dispositivo-de-realidade-virtual.ghtml