jan 12

App deixará usuários terem relações sexuais com chatbot

O Replika é um app que utiliza inteligência artificial para um chatbot que pode apresentar uma “capacidade sexualizada” aos usuários.

Enquanto a inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais rotineira nos produtos tecnológicos do cotidiano, um app que utiliza esse sistema ganhou repercussão em algumas redes sociais por razões inusitadas: o Replika.

O que é o Replika e o que chamou a atenção de alguns usuários?

  • Criado em 2015, o Replika é um chatbot que utiliza técnicas de inteligência artificial para conversar com o usuário e evoluir aos poucos o sistema;
  • Nos últimos dias, alguns anúncios do Replika pelo Twitter chamaram a atenção de usuários por promover a “capacidade sexualizada” do avatar do chatbot;
  • Entre as práticas que o chatbot é capaz de fazer, estão os “jogos de flerte” com os usuários e o envio de “fotos NSFW” (uma gíria que significa “não é seguro para o trabalho”).

De acordo com um artigo recente da jornalista Magdalene Taylor, os inusitados anúncios estão promovendo o serviço pago do Replika. Logo, o serviço gratuito permite criar um avatar IA, mas apresenta menos opções – apesar de ser bastante seguro para o horário de trabalho.

Nesse plano de assinatura premium do Replika, as possibilidades vão além da criação de um companheiro. Com o serviço pago, que custa US$ 70 (cerca de R$ 365) por ano, os usuários podem criar “parceiros” de avatar, sendo possível até mesmo casar com eles.

Anteriormente, o portal Futurism fez uma matéria em que detalhava a maneira como homens estariam abusando de “namoradas chatbots” no Replika. No Reddit, um usuário postou orgulhosamente uma conversa com o chatbot onde o avatar IA se descrevia vomitando enquanto fazia sexo oral nele.

Por outro lado, o Replika é atualmente limitado pelos termos de serviço da Apple devido à comercialização na App Store e dessa forma, não é permitido ilustrações totalmente nuas dos avatares. Apesar disso, os termos e condições da gigante tech não impedem os usuários de se envolverem em ‘interpretações hardcore’ com o chatbot.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/01/11/internet-e-redes-sociais/replika-app-chama-atencao-por-simular-relacoes-sexuais-com-chatbot/