out 24

App de realidade virtual da Meta perde 100 mil usuários em oito meses

Um relatório do Wall Street Journal diz que Horizon Worlds, o principal aplicativo de RV social da Meta, agora tem 200 mil usuários mensais.

Não tenho certeza de quão alto um alarme pode ser, sinalizando que o metaverso de Mark Zuckerberg está perdendo, em vez de ganhar força. Um novo relatório do Wall Street Journal diz que Horizon Worlds, o principal aplicativo de RV social da Meta, agora tem 200.000 usuários mensais, de acordo com documentos internos, uma queda de 300.000, os últimos números públicos que Meta compartilhou com orgulho em fevereiro de 2022.

Os documentos indicam que a Meta estabeleceu uma meta de que Horizon Worlds continuaria a aumentar seus ganhos iniciais, onde o espaço do metaverso aumentou rapidamente seu crescimento em 10 vezes em três meses para atingir esse número de 300.000. A ideia era que Horizon Worlds atingisse 500.000 jogadores mensais até o final de 2022, o que seria um crescimento lento, mas ainda substancial. Então, vendo que não era remotamente possível, essa meta caiu para 280.000 até o final de 2022 e, atualmente, há menos de 200.000 jogadores mensais.

O que está acontecendo, mostram os documentos, é que a maioria dos visitantes do Horizon não retorna a ele após o primeiro mês, daí o declínio acentuado, mesmo quando as vendas de VR aumentam. Como alguém que já estabeleceu dois conjuntos Oculus VR diferentes e raramente os pegou novamente após o primeiro mês de uso, agora posso ver que, aparentemente, esse é um comportamento bastante regular.

Eu me perguntei por que na nova vitrine do Meta Connect do Facebook não ouvimos nenhum número real de população para Horizon Worlds, como se houvesse um momento para dar uma atualização, teria sido durante esse evento. Mas uma queda de 33% na base de jogadores em oito meses claramente não é algo que você deseja compartilhar. Recebemos relatórios adicionais de que, internamente, as coisas não estão indo bem no Horizon, com um “bloqueio de qualidade” sendo instituído para corrigir bugs e adicionar recursos, e a revelação embaraçosa de que até os próprios funcionários do Meta foram punidos por não fazer login no Horizon Worlds o suficiente . Isso trouxe consigo uma citação agora infame do vice-presidente do Metaverse, Vishal Shah:

“Todos nesta organização devem ter como missão se apaixonar por Horizon Worlds. Você não pode fazer isso sem usá-lo.”

A outra questão aqui é que é difícil ver qualquer coisa que acabou de sair do Meta Connect movendo a agulha significativamente a favor de Horizon Worlds. Eles anunciaram um novo fone de ouvido caro, destinado ao uso corporativo e aos super early adopters. Eles anunciaram atualizações de avatar sem data, incluindo gráficos melhores, rastreamento de expressão e, eventualmente pernas, embora em uma demonstração que teve que falsificar a tecnologia porque as pernas ainda não estão prontas. Os memes abundavam.

Mas isso não é meme para Meta, é para ser o futuro da empresa de acordo com Zuckerberg. Horizon Worlds não é todo o Meta e suas ambições, mas é o aplicativo de assinatura de sua plataforma VR e deve ser a base de sua visão do metaverso. Mas se isso fosse um videogame, A) 300.000 jogadores mensais não é muito para começar em uma indústria quando um jogo como League of Legends tem 180 milhões de jogadores mensais em 2022 e B) qualquer novo jogo ao vivo em andamento que viu uma queda de 33% na contagem de jogadores em oito meses seria considerada como estando com a saúde muito ruim e falhando em atrair novos usuários e reter os antigos.

O principal problema com Horizon Worlds é que agora é um lugar para um nicho de um nicho. O uso de VR, apesar das vendas recentes, ainda está muito atrás do console, PC e jogos para dispositivos móveis. E dentro de VR, a maioria dos entusiastas quer jogar videogames divertidos como Superhot ou Beatsaber. Horizon Worlds gosta de uma grande sala de bate-papo VR com estranhos na maioria das vezes, e mesmo que isso atraia você, existem alternativas como VRchat que têm mais recursos e avatares mais criativos. E pernas. Eles têm pernas.

Eu não sei como Zuckerberg muda o interesse em Horizon Worlds. O fone de ouvido Quest Pro não fará isso. Simplesmente atualizar avatares não fará isso, pernas ou não. É difícil ver um futuro em que essa coisa se transforme em sucesso por algum motivo desconhecido. Mas, por enquanto, ainda existe como uma suposta peça central do futuro de toda essa empresa.

FONTE: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/10/horizon-worlds-da-meta-perdeu-100-mil-usuarios-em-oito-meses/