App apoiada pela UPTEC quer ajudar crianças com dificuldades de fala

Chama-se Happies e consiste numa série de exercícios com as bochechas, lábios e língua que as crianças têm de replicar.

Chama-se Happies e está disponível para telemóveis/tablets iOS e Android. O objectivo é ajudar crianças dos 2 aos 6 anos com dificuldades de fala a articular melhor determinadas letras ou palavras, através de uma correcta gesticulação das bochechas, lábios e língua.

A app tem 30 animações “super engraçadas”, que incluem diferentes movimentos de bochechas, lábios e língua e que as crianças são convidadas a copiar. A criança pode ser gravada a praticar o exercício através da aplicação, para que os pais possam acompanhar a sua evolução ou para que um terapeuta da fala possa mais tarde analisar.

O Happies permite registar quantas crianças se pretender e os pais e terapeutas que usem a app podem avaliar o desempenho dos mais pequenos em cada um dos exercícios através de um sistema de pontuação por estrelas. “Sentimos necessidade de criar jogos terapêuticos mais lúdicos e interativos, para potenciar o envolvimento da criança na terapia e aumentar o tempo de treino”, explica em comunicado Célia Clemente, terapeuta da fala e uma das fundadoras da Happies, projecto que poderá lançar mais aplicações além da homónima. “Em Portugal as crianças têm em média apenas 45 minutos de terapia por semana. Queremos facilitar e aumentar o tempo de terapia através da utilização de dispositivos móveis.”

Happies é um projecto apoiado pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e já conta com a parceria da clínica Sinapse e do clube de equitação terapêutica Pony Club do Porto para desenvolvimento e distribuição da app junto de pais e terapeutas. O Happies está disponível na App Store e Play Store por 20 euros, existindo na loja da Google uma versão demo gratuita.

FONTE:  SHIFTER