out 06

Após série de adiamentos, Firefly Aerospace lança foguete Alpha

A Firefly Aerospace conseguiu levar seu foguete Alpha ao espaço no sábado (1º), que implantou três cargas úteis na órbita terrestre. O lançamento ocorreu durante a missão de demonstração “Alpha Flight 2: To The Black”, adiada diversas vezes por uma anomalia no primeiro estágio do foguete somada a condições meteorológicas desfavoráveis.

O foguete Alpha deixou a plataforma da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 04h01, no horário de Brasília. A separação dos estágios do veículo ocorreu cerca de dois minutos e meio após o lançamento, e o estágio superior entrou em órbita elíptica de transferência após cinco minutos.

Depois, o estágio realizou uma manobra para alcançar uma órbita a 300 km de altitude, necessária para implantar as cargas úteis que estavam a bordo. Uma delas era a Serenity, desenhada para coletar diferentes dados durante o voo, que serão compartilhados com a comunidade educacional.

A outra era o satélite TechEdSat-15, equipado com um componente projetado para ajudar os satélites a deixarem suas órbitas de forma mais suave após o fim de suas missões, junto de um experimento para a otimização da transferência de dados do satélite. Por fim, havia o PicoBus, uma carga útil com cinco outras em seu interior.

Bill Weber, CEO da Firefly, comemorou o voo bem-sucedido. “Provar nossas capacidades de voo e de implantar cargas úteis em apenas nossa segunda tentativa é um atestado da maturidade da nossa tecnologia e da expertise da nossa equipe”, disse, em um comunicado. “Este é um grande dia na Firefly, e temos muitos, muitos outros à frente”.

No futuro, a Firefly quer transformar o foguete Alpha em uma opção de liderança no mercado de lançamentos de pequenos satélites, que já conta com grandes players — entre eles estão a Rocket Lab e a Virgin Orbit, que oferecem lançamentos dedicados. Já a SpaeX entra no jogo com “caronas” às cargas úteis de seus clientes, lançados com foguetes Falcon 9.

FONTE: https://canaltech.com.br/espaco/apos-serie-de-adiamentos-firefly-aerospace-lanca-foguete-alpha-226800/