nov 20

Aplicativo MeowTalk promete traduzir sons de gatos no Android e iOS

O MeowTalk foi desenvolvido por um ex-engenheiro da Alexa, da Amazon, e já pode ser encontrado para download

O objetivo do app é — finalmente — dar uma voz ao seu gato. Desenvolvido por Javier Sanchez, um ex-engenheiro da Alexa, assistente virtual da Amazon, o aplicativo vai atuar gravando os sons emitidos pelo felino e, em seguida, com a ajuda do seu dono, tentará identificar os significados.

É importante ressaltar que, segundo pesquisas, os gatos não compartilham uma linguagem universal, diferentemente dos humanos. Assim, a medida em que o MeowTalk for utilizado, sua memória interna vai gerar um banco de dados com cada tipo de som emitido, variando de felino para felino.

O interessante é que, ao invés de simplesmente “traduzir” o miado do gato, o aplicativo tentará oferecer uma experiência única compatível com o perfil de cada usuário.

Utilizando inteligência artificial e o software de machine learning, o app tentará entender e identificar a voz do gatinho. Créditos: Shutterstock

Em um evento online, Sanchez conta que um dos principais pontos que o motivou a desenvolver a empreitada foi o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). “Isso vai fazer com que as pessoas se comuniquem com seus gatos, ou que pelo menos entendam a sua intenção e construam uma conexão muito importante”, disse ele.

Recepção do MeowTalk

O aplicativo já está disponível para download gratuito na App Store e na Google Play Store no Brasil. No entanto, ele ainda está em sua fase beta. Por isso, algumas de suas avaliações nas páginas são negativas.

Um usuário escreveu: “É aleatório, já consigo identificar o que meu gato quer só com o seu olhar. Na ocasião, ele queria sair de casa. Contudo, o aplicativo disse que ele queria comer”.

Juliette Jones, especialista em comportamento felino da ONG Wood Green, contou à BBC que mesmo com as eventuais melhorias, o aplicativo ainda estará suscetível a imprecisões, já que dependerá da ajuda do próprio dono para identificar os miados. “Isso pode ser prejudicial para o gato, o dono e seu relacionamento. Por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e relaxado”, afirma.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/aplicativo-promete-traduzir-som-de-gatos/110453