Aplicativo desenvolvido em Mato Grosso é case de destaque mundial da Microsoft

O aplicativo “ALMT Interativa”, que aproxima os deputados estaduais com a população em tempo real e foi desenvolvido por uma empresa mato-grossense, tornou-se destaque internacional. A Microsoft apresentou a Fidelity Mobile como estudo de caso global de uso do Xamarin para mobile government.

A plataforma foi elaborada utilizando o Visual Studio Tools for Xamarin, Azzure e o Visual Studio App Center, que permite o desenvolvimento simultâneo. Ao mesmo tempo serve para para Android, IOS e Windows Phone. Toda a ferramenta pode ser testada, assegurando os requisitos de segurança exigidos pela Assembleia.

Na prática, o aplicativo busca simplificar a comunicação entre o Parlamento e a comunidade, que antes era feita pelos canais tradicionais, como site, por chamado na ouvidoria, e em audiências presenciais.

Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa Tecnova, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat).

Além disso, o projeto gera tecnologias disruptivas inéditas no mundo, tais como Chat Deputado + Cidadão, ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços de instant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a Assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço.

Também tem o Web Chat, um sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores do Legislativo podem realizar o atendimento a todos os cidadãos. O projeto funciona sem e com internet, e ainda com funções offline. Há também a Gamificação, com o objetivo de estimular os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo. (Com Assessoria).

FONTE: RD NEWS