ANEL INTELIGENTE PERMITE CONVERSAS COM SEU SMARTPHONE

O Orii, da Origami Labs, usa recursos de condução óssea para permitir que sons sejam ouvidos

Origami Labs Orii: aparelho cria uma nova forma de usar o celular (Foto: Divulgação )

Uma startup quer fazer você aposentar os fones de ouvido bluetooth ou similares na comunicação com os assistentes de voz do smartphone. A Origami Labs criou o Orii, um anel inteligente que funciona com um aplicativo. A tecnologia foi apresentada no TechCrunch Disrupt. A startup de Hong Kong foi fundada por Marcus Leung-Shea e Kevin Wong em 2015.

Basta tocar o ouvido com o dedo em que está o anel para falar ou ouvir o Google Assistente ou a Siri. O que está por trás disso é a condução óssea, que permite que os sons sejam ouvidos por meio das vibrações dos ossos da face.

Parece estranho, mas a explicação é que não é necessário usar os ouvidos externo e médio. Ao invés disso, o Orii estimula diretamente o ouvido interno. Isso significa que é possível usar o Orii para fazer coisas como ouvir mensagens de texto, enviar WhatsApp para um amigo, receber uma ligação, obter informações como a hora ou o tempo, usar lembretes ou qualquer outra coisa que a Siri ou o Google Assistente possa fazer.

O primeiro toque no ouvido alerta o aplicativo. Depois, você ouve ou fala levando o dedo na altura do ouvido.

Origami Labs Orii: aparelho se parece com um anel (Foto: Divulgação )

A ideia do dispositivo veio da família de Wong. O pai dele é deficiente visual e, por isso, tem dificuldade em usar um smartphone. “Foi assim que começamos. A ideia inicial era criar um dispositivo para ajudar os deficientes visuais “, explica Leung-Shea. “Mas depois ficou claro que essa maneira de interagir sem tela é algo que muita gente está procurando. Isso porque estamos gastando muito tempo olhando para nossos telefones”, diz. E, segundo ele, outros dispositivos como bluetooth e air pods são desconfortáveis depois de um tempo.

A startup lançou campanhas de crowdfunding no ano passado para aumentar o investimento semente. No Kickstarter, o Orii tinha 4.000 apoiadores – o bastante para provar que há interesse do consumidor neste tipo de produto, acreditam os fundadores.

A primeira versão ainda parece um pouco grande para um anel. Um modelo 30%  menor deve ser lançado no segundo trimestre de 2019. Também terá diversas opções de cores e contará com novos recursos, como a integração com a Alexa, assistente virtual da Amazon.

Hoteis e varejistas de luxo procuraram o Origami Labs para usar o Orii como um sistema de comunicação de suas equipes. Operadoras de telefonia móvel em Hong Kong também estão interessadas em vender o Orii como um pacote com seus telefones. Mas todas essas discussões estão nos estágios iniciais, dizem os fundadores.

Além do crowdfunding, a startup recebeu investimentos iniciais do Alibaba Entrepreneurs Seed Fund.

FONTE: PEGN