jan 18

ANEL INTELIGENTE MONITORA ATIVIDADE FÍSICA, MEDE SINAIS CARDÍACOS E AINDA FAZ PAGAMENTOS

Startup Motiv acredita que anéis são mais indicados para usuários do que pulseiras, e acrescenta novas funções ao produto

O anel inteligente da Motiv (Foto: Facebook/Motiv)

anel que registra sua atividade física, sinais cardíacos e, de quebra, realiza pagamentos. Essa é a nova versão do Smart Ring da Motiv, empresa do Vale do Silício liderada por Tejash Unadkat, apresentada durante a feira de tecnologia CES 2019.

A inclusão da funcionalidade foi feita por meio da tecnologia de NFC – sigla em inglês para Comunicação por Campo de Proximidade –, em que basta encostar o dispositivo a outro para que o pagamento seja transmitido. O recurso é mais comumente usado em smartphones, que fazem transações dessa forma com máquinas de cartões ou outros telefones.

Ligado a um app no celular do usuário, o anel usa fatores de autenticação dos pagamentos como tokens de segurança e biometria. Mas o que chama a atenção é outro recurso: aleitura cardíaca que o anel faz pode autenticar a transação ao notar se os batimentos do usuário estão no ritmo normal ou não.

Além disso, o anel segue com suas atribuições da primeira versão. O aplicativo da Motiv conta os minutos de atividade e sono do usuário, além de dar metas de exercícios físicos. Ao captar também os sinais cardíacos, pode ser uma opção mais discreta e até estilosa aos relógios e pulseiras inteligentes normalmente usados com este fim.

O CEO da Motiv, Tejash Unadkat, usando o produto de sua empresa (Foto: Divulgação/Motiv)
Segundo Tejash Unadkat, uma das motivações para criação do Smart Ring foi notar que pulseiras inteligências podem se tornar desconfortáveis. “O punho não é necessariamente o lugar ideal para usar um dispositivo. Anéis se ajustam melhor à pessoa e são algo que tanto os mais velhos quanto os mais novos podem se acostumar facilmente a usar”, conta ao site especializado em tecnologias para pagamentos PYMNTS.com.

Vendido por US$ 199 (R$ 746) no site da própria Motiv e pela Amazon, o produto tem sete tamanhos disponíveis. Para que ninguém corra o risco de comprar o tamanho errado, a companhia permite a solicitação de moldes plásticos para um teste prévio.

FONTE: PEGN