Amazon libera rede Sidewalk para que usuários desenvolvam dispositivos conectados

Serviço permite conexão de internet em locais com pouca ou nenhuma recepção.

Nesta terça-feira (28), a Amazon revelou até que ponto sua rede Sidewalk IoT penetra no bairro estadunidense médio. O Sidewalk é uma rede de longo alcance e baixa largura de banda que pode fornecer dados gratuitos de baixa velocidade a qualquer dispositivo IoT.

O primeiro mapa de cobertura do Sidewalk afirma que mais de 90% da população dos EUA pode acessar a rede agora pública (limitada apenas aos EUA).

A Amazon divulgou esses dados em conjunto com a abertura oficial do Sidewalk para desenvolvedores. Anunciado pela primeira vez em 2019, a ferramenta é nova rede de área ampla de baixa potência (LPWAN) que a Amazon acredita que ajudará a habilitar a próxima onda de dispositivos conectados.

Ele não foi projetado para substituir dados de celular para dispositivos de alta largura de banda, mas para ser usado em vez de conectividade LTE ou 5G cara em gadgets que não precisam de muitos dados e onde pagar US$ 10 ou mais por mês por dados é muito.

Atualmente, o Sidewalk existe principalmente para ajudar as câmeras Ring a enviar notificações de movimento mesmo quando estão offline e permitir que os bloqueios inteligentes Level se conectem à Internet sem a necessidade de rádios Wi-Fi que consomem muita bateria.

A Amazon também desenvolveu algumas parcerias iniciais, inclusive com a CareBand, que desenvolveu rastreador de saúde vestível. Agora, a gigante de Jeff Bezos quer que outros construam dispositivos que usam a rede gratuita.

Tudo o que você precisa fazer é solicitar um kit de teste – pequeno dispositivo sem fio cinza com a marca Ring -, avaliar se a conectividade na área em que deseja implantar seu produto é suficiente e você pode começar a construir.

Nordic, Silicon Labs e outras empresas de silício têm SDKs e HDKs disponíveis agora, e o AWS IoT Core for Sidewalk fornece balcão único para conectar dispositivos (usar os serviços de nuvem da AWS não é necessário para acessar a rede).

Que tipo de dispositivos de IoT de consumo podem se beneficiar do Sidewalk? Rastreadores de cães, de pacotes, sensores de umidade do solo, estações meteorológicas, sensores de vazamento, de caixa de correio, frascos de comprimidos, controladores de painéis solares, controladores de portas de garagem e qualquer outra coisa que nem sempre viva em algum lugar com Wi-Fi.

Existem muitos casos de uso na casa inteligente em que uma rede como essa faz sentido. Mas o maior benefício provavelmente virá da cobertura dinâmica que o Sidewalk pode oferecer.

Mapa de cobertura do Sidewalk; por ora, serviço só funciona nos EUA (Imagem: Divulgação/Amazon)

O que é o Amazon Sidewalk?

A rede Sidewalk é projetada como rede comunitária compartilhada de longo alcance. Ela funciona com três tecnologias de rádio sem fio existentes – Bluetooth Low Energy (BLE) para distâncias curtas, LoRa para longo alcance e chaveamento de mudança de frequência usando 900MHz.

Essas frequências podem ser conectadas à Internet usando qualquer gateway Sidewalk próximo – que atualmente inclui alto-falantes inteligentes Echo Show 10, Echo, Echo Dot e câmeras com holofotes e holofotes Ring com fio, bem como pequeno número de pontes de nível comercial.

O Sidewalk consome pequena quantidade de largura de banda da Internet à qual esses dispositivos estão conectados para poder enviar suas mensagens de dados baixos.

A adesão dos usuários com Ring e Echos tem sido muito alta, porque o Ring tem valor real que agrega de imediato. Você pode obter alerta de movimento sem ter que ter Wi-Fi o tempo todo.

Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon

Se sua câmera Ring perder a conectividade Wi-Fi, ela ainda poderá enviar alertas usando o Sidewalk – conectando-se a bridge próximo que ainda esteja online.

O Sidewalk foi originalmente desenvolvido como solução para problemas de conectividade da campainha de vídeo Ring. Como as campainhas inteligentes da empresa são colocadas fora das residências, muitas vezes com tijolo ou gesso entre elas e o roteador Wi-Fi, a Amazon descobriu que não importa quão boa seja a antena instalada, eles ainda perderiam os alertas.

“Inventamos internamente um protocolo [para resolver isso] e, alguns anos atrás, anunciamos nossa intenção de externalizá-lo e chamá-lo de Sidewalk”, diz Limp.

No ano passado, quando o Sidewalk foi ativado, Limp diz que houve mais de um bilhão de instâncias em que o sistema foi capaz de enviar notificação aos clientes do Ring que eles teriam perdido sem ele.

“Conseguimos enviar essas notificações por essa rede de backhaul de baixa largura de banda, e o cliente ainda foi notificado de que algo aconteceu, para que pudesse verificar quando as coisas voltassem a ficar online”, diz ele.

A Amazon diz que o Sidewalk não bisbilhotará os dados de seus dispositivos.

Algumas empresas já estão trabalhando com a Amazon no desenvolvimento de produtos habilitados para o Sidewalk. Hoje, a New Cosmos anunciou o Denova Detect, alarme de gás natural alimentado por bateria; A Primax está lançando a Woody, uma fechadura inteligente; e o Netvox possui novo multissensor que combina monitoramento de ar condicionado, detecção de vazamento de água e monitoramento de estado.

Esses produtos não exigiriam que os usuários tivessem um bridge do Amazon Sidewalk em casa; eles poderiam aproveitar a conectividade do Sidewalk de qualquer bridge próxima.

Contudo, o Sidewalk não é a única opção disponível no mercado. O Z-Wave possui chip de longo alcance que pode estender a conectividade a mais de 91,4 metros, e o Thread é uma rede mesh de baixa potência que pode se estender além das paredes de sua casa até o jardim ou garagem com dispositivos suficientes, mas nenhum deles oferece a mobilidade do Sidewalk.

Quanto ao Matter, Limp diz que o Sidewalk é complementar ao novo padrão de casa inteligente; Sidewalk e Matter já coexistem nos alto-falantes inteligentes Echo da Amazon.

“Como link de dados e camada de transporte, o Sidewalk está competindo mais com protocolos como o Wi-Fi do que com o Matter”, explica ele. “Você poderia, teoricamente, transportar parte do padrão do Matter para o Sidewalk, se quisesse.”

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/03/28/reviews/amazon-libera-rede-sidewalk-para-que-usuarios-desenvolvam-dispositivos-conectados/