Amazon lança serviço de computação quântica

O Braket, serviço da Amazon Web Services, permite o acesso a computadores quânticos por meio da plataforma de computação em nuvem

Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon, oferece mais de 160 serviços, entre armazenamento de banco de dados, blockchain e machine learning. Na última semana a empresa acrescentou o Braket, que permite o acesso a computadores quânticos, segundo a revista Wired.

A partir deste mês, cientistas, pesquisadores e desenvolvedores poderão experimentar computadores quânticos de três startups fornecedoras da empresa, a D-Wave, IonQ e a Rigetti, por meio da plataforma de computação em nuvem da Amazon.

O serviço permite aos clientes da AWS explorar e avaliar o hardware de computação quântica para adquirir mais experiência. Além disso, a Amazon criou um grupo de concultores para ajudar seus clientes a identificar como a tecnologia poderia ajudar seus negócios.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.

A gigante de tecnologia não é a primeira a lançar um serviço de nuvem quântica. A IBM também oferece acesso ao seu próprio hardware pela internet desde 2016. Já a Microsoft anunciou no mês passado que vai oferecer acesso a computadores quânticos por meio de sua plataforma de computação em nuvem. Em outubro, a Google anunciou ter alcançado a “supremacia quântica” — e foi contestada pela IBM.

FONTE: ÉPOCA