Amazon lança série de vídeos com CEOs das maiores startups da América Latina

Vídeos abordam experiências de CEOs de startups como Rappi, Nubank e Guiabolso e estão disponíveis de forma gratuita

SEBASTIAN MEJÍA, CO-FUNDADOR DA RAPPI E PRESIDENTE DA EMPRESA NO MÉXICO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Muito do que a gente faz e fez é porque outras pessoas já tiveram sucesso e nos inspiraram. Agora, nossa missão é abrir caminhos para que outros empreendedores possam ter êxito.” A fala é de Sebastian Mejía, co-fundador da Rappi e presidente da empresa no México. O executivo foi um dos entrevistados para a plataforma Startup Founders Stories, iniciativa da Amazon que reúne vídeos com os CEOs das principais startups latino-americanas. “Queremos mostrar que podemos construir empreendimentos tecnológicos de escala mundial na América Latina”, diz, por e-mail, à Época NEGÓCIOS.

plataforma foi lançada nesta segunda-feira (05/11) e pode ser acessada de forma gratuita. Além da colombiana Rappi, foram entrevistados executivos e executivas das brasileiras Nubank, Guiabolso, Resultados Digitais e Lady Driver. Da Argentina, a representante foi a Afluenta e do Méxio, Wizeline, Kueski e Konfio.

O lançamento é uma iniciativa da Amazon Web Services (AWS), subsidiária da Amazon voltada a atuação em computação em nuvem. O público-alvo são empreendedores interessados em aprender com as experiências dos executivos ao longo de sua trajetória e do crescimento dos negócios. “Acreditamos que a educação empreendedora é um dos principais desafios do mercado. Queremos colaborar ainda mais para o crescimento desse ecossistema”, diz André Nazareth, líder da equipe de desenvolvimento de negócios da AWS para Startups, em entrevista aÉpoca NEGÓCIOS.

O foco na América Latina tem como objetivo aproximar os empreendedores da região a esse universo. Nazareth destaca que a inspiração é um fator muito importante e que exemplos como esses têm grande potencial de gerar esse resultado. “Quando falamos em startups, é comum imaginar duas ou três pessoas em uma garagem. Mas, nesses casos, vemos startups consolidadas e com escala muito grande.”

Para Mejía, também é importante representar as particularidades dos negócios nesses países. “Não dá pra simplesmente copiar o modelo do Vale do Silício e aplicar aqui. O importante é misturar as práticas de sucesso do Vale e também as peculiaridades de empreendimentos tecnológicos da América Latina”, destaca o executivo. “Reunir diversos CEOs da região mostra que a nova geração de empreendedores daqui tem muita capacidade, talento e visão para fazer coisas grandes.”

Cada uma das entrevistas será dividida em cinco vídeos. Serão abordados temas como planejamento, formação de equipes e busca por investimentos. “A melhor forma de aprender é com os erros e os acertos de quem já criou uma startup de sucesso”, diz Nazareth. A primeira série de vídeos lançada tem como protagonista David Vélez, fundador e CEO do Nubank. Uma nova entrevista será disponibilizada a cada 15 dias.

FONTE: ÉPOCA